Fotografia na América Latina será tema do Sesc Cultura Convida, realizado no YouTube
Maíra Gamarra apresentará sua experiência no laboratório Mira Latina, formado por fotógrafos latino-americanos

O Sesc Cultura ConVIDA realizará um encontro sobre o laboratório de criação fotográfica “Mira Latina”, com a idealizadora Maíra Gamarra (AL) e os convidados Mateo Caballero (Bolívia) e Danilo Galvão (PE), no dia 18.11, às 16h30. O Mira Latina é um espaço de desenvolvimento e experimentação fotográfica entre artistas latino-americanos. No encontro, que acontecerá no canal do Youtube do Sesc Brasil, Gamarra abordará o processo de idealização do projeto e como atua, além de conversar com os convidados sobre o método de criação artística.
Os participantes discutem sobre a representação do continente latino-americano e o papel que a fotografia exerce no processo de descolonização e na construção da identidade de seu povo. “Fundamentado na ideia de que pensar e discutir criticamente a nossa região e suas formas de representação é função essencial aos produtores de imagens”, explica Maíra Gamarra.
O projeto é um espaço multifacetado e participativo, característico do formato laboratório. Por meio da fotografia contemporânea, artistas visuais podem compartilhar suas produções, desenvolver parcerias e contribuir para a construção de um discurso fotográfico mais consciente.
Na sua primeira etapa, 16 artistas, oito brasileiros e oito bolivianos, participaram de discussões virtuais sobre a fotografia a fim de desenvolver a consciência da imagem e do discurso por parte dos fotógrafos. No site da inciativa, os participantes compartilharam dois ensaios fotográficos: seu portfolio pessoal e um ensaio resultante do intercâmbio entre os participantes no laboratório.
Sobre a artista
Maíra Gamarra, natural de Maceió, é formada em Comunicação Social e com mestrado em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Atualmente, atua como fotógrafa, curadora, editora, produtora cultural e pesquisadora de fotografia. Durante sua trajetória profissional, foi coordenadora de operações no Museu Paço do Frevo, produtora cultural, gestora de projetos e atuou na montagem de eventos e exposições.
Na fotografia, foi uma das criadoras do 7Fotografia, um dos primeiros coletivos fotográficos formado por mulheres. Além disso, é coorganizadora e curadora dos festivais Mesa7 e Confluência.
Serviço:
O quê: laboratório de criação fotográfica “Mira Latina”
Site: Canal do Youtube do Sesc Brasil
Dia: 18.11.20
Horário: 16h30
Veja também
Últimas notícias

Bombardeio dos EUA a porto mata dezenas no Iêmen

Polícia Civil efetua prisão em flagrante por violência doméstica em Maceió

Incêndio em lancha deixa dez pessoas feridas na praia de Maragogi

Suspeito foragido da Justiça de Mato Grosso é preso em Porto Calvo após abordagem do Pelopes

Advogado suspeito de agredir namorada passa mal antes de ser levado ao Baldomero Cavalcanti

Segurança nas estradas: confira dicas para viajar com tranquilidade no feriadão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
