Artes

Fotografia na América Latina será tema do Sesc Cultura Convida, realizado no YouTube

Maíra Gamarra apresentará sua experiência no laboratório Mira Latina, formado por fotógrafos latino-americanos

Por Ascom SESC 17/11/2020 21h09 - Atualizado em 17/11/2020 21h09
Fotografia na América Latina será tema do Sesc Cultura Convida, realizado no YouTube
Maíra Gamarra apresentará sua experiência no laboratório Mira Latina, formado por fotógrafos latino-americanos - Foto: Ascom SESC

O Sesc Cultura ConVIDA realizará um encontro sobre o laboratório de criação fotográfica “Mira Latina”, com a idealizadora Maíra Gamarra (AL) e os convidados Mateo Caballero (Bolívia) e Danilo Galvão (PE), no dia 18.11, às 16h30. O Mira Latina é um espaço de desenvolvimento e experimentação fotográfica entre artistas latino-americanos. No encontro, que acontecerá no canal do Youtube do Sesc Brasil, Gamarra abordará o processo de idealização do projeto e como atua, além de conversar com os convidados sobre o método de criação artística.

Os participantes discutem sobre a representação do continente latino-americano e o papel que a fotografia exerce no processo de descolonização e na construção da identidade de seu povo. “Fundamentado na ideia de que pensar e discutir criticamente a nossa região e suas formas de representação é função essencial aos produtores de imagens”, explica Maíra Gamarra.

O projeto é um espaço multifacetado e participativo, característico do formato laboratório. Por meio da fotografia contemporânea, artistas visuais podem compartilhar suas produções, desenvolver parcerias e contribuir para a construção de um discurso fotográfico mais consciente.

Na sua primeira etapa, 16 artistas, oito brasileiros e oito bolivianos, participaram de discussões virtuais sobre a fotografia a fim de desenvolver a consciência da imagem e do discurso por parte dos fotógrafos. No site da inciativa, os participantes compartilharam dois ensaios fotográficos: seu portfolio pessoal e um ensaio resultante do intercâmbio entre os participantes no laboratório.

Sobre a artista


Maíra Gamarra, natural de Maceió, é formada em Comunicação Social e com mestrado em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Atualmente, atua como fotógrafa, curadora, editora, produtora cultural e pesquisadora de fotografia. Durante sua trajetória profissional, foi coordenadora de operações no Museu Paço do Frevo, produtora cultural, gestora de projetos e atuou na montagem de eventos e exposições.

Na fotografia, foi uma das criadoras do 7Fotografia, um dos primeiros coletivos fotográficos formado por mulheres. Além disso, é coorganizadora e curadora dos festivais Mesa7 e Confluência.

Serviço:


O quê: laboratório de criação fotográfica “Mira Latina”

Site: Canal do Youtube do Sesc Brasil

Dia: 18.11.20

Horário: 16h30