Sesc Guaxuma realiza ações de reflorestamento da Mata Atlântica
A Unidade possui 35 hectares de Mata na região que cresce no setor imobiliário
A cada ano aumentam os alertas para as consequências do aquecimento global e os prejuízos da urbanização desordenada a partir do desmatamento. O ano de 2020 foi marcado por grandes incêndios florestais em vários países, inclusive no Brasil. A questão ambiental integra a pauta de prioridades do Sesc. Desde 2018, a instituição desenvolve ações intensificadas de reflorestamento, no Sesc Guaxuma, que dispõe de uma área de 35,7 hectares de Mata Atlântica, próxima a uma área que tem crescido no segmento imobiliário.
Em paralelo as ações de reflorestamento, o Sesc conscientiza a comunidade por meio de projetos já existentes, a exemplo do “Jogando e Aprendendo a Viver”, com crianças e adolescentes, e “Conversando Sobre Saúde”, com mulheres. Ambos os projetos são realizados com moradores do Litoral Norte de Maceió. Roda de conversas, oficinas com materiais reciclados, viagens e passeios para Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN´s), trilhas ecológicas, plantio de mudas e palestras com biólogos e profissionais da área. O Sesc diz que sua meta é preservar o meio ambiente adotando a conscientização e apostando no comportamento das gerações futuras, ao tratar a situação como uma questão cultural.
A Unidade Guaxuma tem uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que faz parte das medidas de responsabilidade ambiental. A ETE é capaz de realizar o processamento dos efluentes sanitários, coleta, tratamento e destinação. O resíduo tratado é utilizado para lavagem de calçadas, recuperar áreas degradadas e regar grama, hortas e hortaliças.
O gerente da Unidade Sesc Guaxuma, Apolinário Júnior, entende que a população que vive ao redor da área de reflorestamento é a principal aliada para a preservação da Mata Atlântica. “Considerando a recente expansão imobiliária na região norte de Maceió, a área protegida pelo Sesc passa a ser, cada vez mais, um refúgio para espécies de animais e vegetais. Só com auxílio da comunidade poderemos garantir uma maior estabilidade do terreno”, afirma.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
