Presidente do TJ destaca relevância do Moradia Legal durante evento sobre Direito Imobiliário
Programa de regularização fundiária do Judiciário entregou mais de 42 mil títulos
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, participou da abertura do Seminário Jurídico Fazendo Direito no Mercado Imobiliário, nesta terça (17), e destacou a importância do Moradia Legal. O programa de regularização fundiária do Judiciário já beneficiou mais de 200 mil pessoas no estado.
"Quando a gente entrega o título de propriedade, muita gente chora de alegria e diz que agora pode morrer feliz porque vai deixar a casa para os filhos. É um pedaço de papel que produz uma mudança grande na vida das pessoas", afirmou o desembargador.
Mais de 42 mil títulos já foram entregues a famílias de baixa renda, em 45 municípios de Alagoas. Só em 2019 e 2020, cerca de 5 mil famílias passaram a ser donas, de fato e de direito, de seus imóveis. "Ter um imóvel é a realização de um sonho e não se pode brincar com esse sonho", reforçou Tutmés Airan.
O Seminário Jurídico Fazendo Direito no Mercado Imobiliário é promovido pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL). O evento segue até o dia 19, de forma virtual.
O seminário vai discutir temas como o impacto da reforma tributária no setor imobiliário, o marco legal do saneamento e o desenvolvimento do mercado imobiliário, entre outros.
Para Tutmés Airan, o setor imobiliário representa uma parte significativa dos conflitos que chegam ao Judiciário, daí a necessidade de haver mais mediação e conciliação na área. O Presidente do TJAL propôs, inclusive, o funcionamento de um espaço dentro da própria Ademi-AL destinado à resolução pacífica dos conflitos. "É uma ideia que eu lanço. Precisamos evitar cada vez mais a judicialização dos conflitos", reforçou.
Nesta quarta (18), o servidor do TJAL Ewerton Protázio será o mediador de uma das mesas de discussão do evento (Resolução da Promessa de Compra e Venda e a Jurisprudência do STJ). A programação completa pode ser conferida aqui.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
