Preferido de Bolsonaro, Arthur Lira espera STF barrar reeleição para presidência da Câmara
Julgamento que pode impedir candidatura de Rodrigo Maia está marcado para 04 de dezembro

Candidato do Planalto para a presidência da Câmara Federal, o deputado alagoano Arthur Lira (Progressistas) é o favorito para o cargo por ter o apoio irrestrito do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Embora possa ter essa vantagem, a eleição do deputado federal depende do Supremo Tribunal Federal (STF).
Isso porque será a Corte que irá julgar a ação que questiona a possibilidade de reeleição para as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, atualmente presididas por Rodrigo Maia (DEM/RJ) e Davi Alcolumbre (DEM/AP), respectivamente.
O ministro Gilmar Mendes marcou para o dia 04 de dezembro o início do julgamento, que ocorrerá de forma virtual.
A Ação Direta de Constitucionalidade (ADI) 6524 foi movida pelo PTB e pede que o STF defina que a proibição à reeleição se aplique tanto às eleições que ocorreram na mesma legislatura, como em legislaturas diferentes.
Liderado pelo ex-deputado Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro, o PTB tenta barrar a reeleição de Maia e Alcolumbre para eleger novos nomes que tentam uma melhor sintonia com o Planalto.
Líder do Centrão, Arthur Lira é o preferido para a presidência da Câmara. Ele é chamado, inclusive, como o filho 05 do presidente da República.
Últimas notícias

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9

Arapiraca participa de evento internacional com case de sucesso sobre mobilidade urbana

'Mulher Ingrata e Fingida' ganha nova versão com Wesley Safadão e Mano Walter em tributo a Kara Veia

Mega-Sena acumula de novo e prêmio vai a R$ 40 milhões

Homem é baleado enquanto jogava cartas, tenta correr e é morto com cerca de 20 disparos, em Maceió

Reajuste máximo no preço dos medicamentos em 2025 fica em 5%
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
