Jó Pereira é uma das embaixadoras de movimentos nacionais que chegam a AL
O convite foi feito nesta sexta-feira (27), durante uma entrevista à jornalista Cléa Paixão
A deputada estadual Jó Pereira será uma das embaixadoras da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra) e da Virada Feminina em Alagoas. O convite foi feito nesta sexta-feira (27), durante uma entrevista à jornalista Cléa Paixão, para o programa "As Marias do Brasil", exibido no Youtube e na TV União Brasília.
No encontro, ocorrido no gabinete da parlamentar, na Assembleia Legislativa, a jornalista - e autora do livro "A influência da mulher no mundo" - apresentou para Jó Pereira o histórico e as propostas da Liga e do movimento, cujo lançamento e cerimônia de posse da diretoria em Alagoas estão previstos para março de 2021, na sede do Poder Legislativo.
Já o evento anual da Virada Feminina, que acontece em vários estados do país, será realizado em 15 de maio (Dia Internacional da Família), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Alagoas (Fiea), na Casa da Indústria, em Maceió. A ação será nos mesmos moldes da que acontece na Fiesp de São Paulo.
A Liga e a Virada Feminina serão presididas por Cléa Paixão em Alagoas, juntamente com outras lideranças femininas locais, entre elas a professora Cícera Pinheiro (assessora da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, do Ministério da Cidadania), na vice-presidência.
Jó Pereira e a Bancada Feminina do parlamento irão participar da organização da posse da diretoria da Libra Alagoas, em março do próximo ano, e da instalação da entidade e do movimento no estado.
Libra e Virada Feminina
Apartidária, a Libra é uma associação de mulheres fundada nos EUA, que teve Hillary Clinton como presidente. No Brasil a entidade é sediada em São Paulo e presidida por Marta Lívia Suplicy, também idealizadora e presidente nacional da Virada Feminina.
O foco da Liga é a educação política das mulheres, estimulando a entrada e a presença feminina no ambiente político, por meio de cursos de formação, entre outras ações.
Também apartidária, a Virada Feminina é um movimento global realizado em prol do empoderamento feminino, surgido em São Paulo, em 2017, como complemento da Libra. A proposta primordial é colocar em prática os projetos idealizados e, no dia do evento, são ofertados diversos serviços na área da saúde, palestras, ações de combate à violência contra as mulheres e oficinas sobre temas diversos (empreendedorismo, saúde, educação, política, ação social), entre outros.
Das discussões levantadas no evento anual já saíram projetos de leis aprovados pela Câmara dos Deputados e políticas públicas adotadas pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.
As Marias do Brasil
Durante o programa, cuja proposta é mostrar mulheres inspiradoras para fortalecer outras mulheres, Jó abordou seu ingresso e sua trajetória na política, tendo sido a parlamentar eleita com maior número de votos em 2018.
Ela também falou sobre a importância da presença feminina nos espaços de tomada de decisões e sobre suas principais bandeiras, a exemplo da defesa dos direitos das mulheres, da educação, saúde, agricultura familiar e combate à extrema pobreza.
O programa será exibido no dia 20 de dezembro deste ano, às 13h30, na TV União Brasília e no YouTube "As Marias do Brasil".
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende em flagrante autor de homicídio ocorrido em Ouro Branco
Ronda no Bairro reforça uso de pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês
Colisão entre picape e ônibus deixa mulher ferida na BR-104, em União dos Palmares
[Vídeo] Engavetamento envolvendo três carros é registrado no bairro Baixa Grande, em Arapiraca
Poste de energia elétrica é atingido por caminhão-guincho em Arapiraca
AL lidera ranking nacional de maiores temperaturas do Brasil nesta quinta (18)
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
