Decisão sobre Maia e Alcolumbre não deve afetar Marcelo Victor em AL
7Segundos conversou com o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) — que não poderão se candidatar à reeleição para os postos em 2021 — deixou muita gente preocupada em como isso poderia afetar Estados e Municípios.
Em entrevista ao 7Segundos, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Alagoas, Gustavo Callado, disse que acredita que a decisão não deve respingar no Legislativo alagoano.
“Essa decisão foi apenas para consolidar o que já reza o artigo da Constituição Federal que veda recondução dos presidentes das duas casas no mesmo mandato. Porém, a Constituição fala especificamente das eleições para o Senado e Câmara dos Deputados”, disse.
Ele explicou que, em Alagoas, há uma Constituição Estadual específica e o Regimento da Assembleia Legislativa de AL (ALE).
“Eles autorizam essa reeleição dentro da própria legislatura e autorizam a recondução. Por isso, a antecipação da eleição é feita. No que desrespeito à aplicação simetria, como se trata de regime jurídico de normas das próprias, nesse acaso, penso que não se aplicaria a simetria. Apesar disso, há entendimentos diversos”, afirmou.
Últimas notícias

Discussão entre motorista de app e passageiro termina na delegacia em Arapiraca

Criminosos armados invadem casa no bairro São Luiz, em Arapiraca

Viatura da PM colide com poste durante perseguição em Maribondo; suspeito segue foragido

Acidente na rodovia AL-115 é registrado na noite desta quarta-feira (18), em Arapiraca

Banco Central aumenta os juros pela sétima vez, e Selic vai a 15% ao ano
Prefeitura de Arapiraca terá expediente normal nesta sexta (20) e segunda (23)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
