Cegueira afeta mais de um milhão de brasileiros e 80% dos casos poderiam ser evitados
Prevenção e tratamento precoce são fundamentais para evitar o aumento de casos no país, afirma oftalmologista
A deficiência visual pode ser definida como a perda total ou parcial da visão. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o tipo de deficiência mais comum e chega a atingir 3,6% das pessoas no país.
O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, celebrado neste domingo (13), chama a atenção para a necessidade de cuidar da saúde dos olhos e também destaca a luta pelos direitos das pessoas com necessidades especiais.
CEGUEIRA ATINGE MAIS DE UM MILHÃO DE BRASILEIROS
No Brasil, a estimativa é que mais de um milhão de pessoas sofram de cegueira. De acordo com a oftalmologista do Hapvida Maceió, Dra. Sandra Valéria, 80% dos casos poderiam ser evitados se fossem diagnosticados e tratados precocemente.
A profissional destaca que é preciso ficar atento aos sinais e explica as principais causas da doença. "Existem várias causas de cegueira. A catarata, por exemplo, é uma delas, mas é tratável. Glaucoma, degeneração macular e retinopatia diabética também podem desencadear a perda da visão", afirma.
Apesar de ser mais comum entre pessoas com mais de 60 anos, a oftalmologista alerta que a cegueira também pode afetar pessoas mais jovens e até crianças. "Neste caso, as patologias mais comuns são a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma congênito e toxoplasmose ocular", diz a especialista.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Além da cegueira, também existes outras condições visuais importantes, e cada caso deve ser tratado de maneira individual. A médica do Hapvida Maceió destaca a importância de procurar um oftalmologista ao perceber alguma alteração na visão.
"A prevenção é o melhor caminho e isso incluir ter hábitos saudáveis de vida, controlar a glicemia e, em pacientes que estejam grávidas, realizar um pré-natal bem feito", complementa.
Dra. Sandra Valéria é enfática ao afirmar que a reabilitação visual já é uma realidade. "Atualmente, já existem opções de tratamento viáveis que podem proporcionar à pessoa com deficiência visual melhor qualidade de vida e autonomia. Por isso, procure sempre um médico", finaliza.
Últimas notícias
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
