Viral

Federico Devito perde tanquinho na quarentena; por que os músculos somem?

Federico não contou se mudou a dieta ou se deixou de praticar exercícios

Por Viva Bem 13/12/2020 08h08
Federico Devito perde tanquinho na quarentena; por que os músculos somem?
Federico Devito - Foto: Reprodução/ Instagram

O influenciador digital e ex-colírio da revista Capricho Federico Devito, de 28 anos, compartilhou fotos de seu corpo antes e depois da pandemia.

"Semana passada ou começo do ano?", escreveu ele na legenda. Na foto mais antiga, seu abdômen aparece definido e há pouca — ou quase nenhuma — gordura localizada. Já na segunda imagem, o influenciador mostra ter ganhado peso e os músculos, antes desenhados, já não aparecem mais.

Perda de músculos é rápida? Por que isso acontece?

Federico não contou se mudou a dieta ou se deixou de praticar exercícios, mas o sumiço dos "gominhos" na barriga é completamente normal com o aumento do peso, já que a capa o tecido de gordura fica sobre os músculos — que também podem sumir rapidamente quando a pessoa deixa de treinar, já que nosso organismo é ingrato quando o assunto é hipertrofia.

Se meses de musculação e alimentação adequada são necessários para ganhar massa, leva apenas três dias para que nossa musculatura, caso não seja estimulada com exercícios, já comece a sofrer mudanças fisiológicas que vão levar à perda de força e resistência, segundo Marcello Butenas*, profissional de educação física pela USP (Universidade de São Paulo).

A redução ocorre pela tentativa do nosso corpo em poupar energia. Como o tecido muscular requer muito "combustível" para ser mantido, se não praticamos exercícios regularmente, não faz sentido para o organismo gastar energia para manter algo que não está sendo usado.