Economia

Veja lista de despesas para o começo de 2021

O 7Segundos preparou uma lista com as principais taxas pagas normalmente no início de todo ano

Por 7Segundos com Agências 04/01/2021 14h02
Veja lista de despesas para o começo de 2021
Confira a lista de gastos para o início do ano - Foto: Reprodução/ UOL

A virada do ano é, para muitos, um momento de renovação. No entanto, para começar 2021 com o pé direito, não basta pular as sete ondinhas; é preciso se planejar. O 7Segundos preparou uma lista com as
principais taxas pagas normalmente no início de todo ano pelos brasileiros.

IPTU – Janeiro e fevereiro

A sigla IPTU representa o Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana. Trata-se de um tributo anual que incide sobre todos os proprietários de imóveis e terrenos do país. O imposto é de responsabilidade dos municípios, portanto, as prefeituras é que determinam o seu valor final.

IPVA 

Os proprietários de carro também têm um imposto para acertar no início do ano: o IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores). Ele incide sobre os veículos e é cobrado anualmente.

Assim como o IPTU, o valor do IPVA também, é calculado a partir do valor venal do veículo – ou seja, a partir do valor que ele teria se fosse colocado à venda -, definido pelo Estado em que está registrado.

Esse valor é diferente para cada modelo-ano dos carros e para cada estado em que está registrado; ele é atualizado anualmente e as tabelas com todos os valores são disponibilizadas nos sites das secretarias da Fazenda do Estado. A alíquota recolhida varia conforme a categoria do veículo e também conforme o Estado em que está registrado.

DPVAT 

Outro gasto que os donos de veículos têm é o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres). Se trata de um seguro obrigatório que o motorista deve pagar e que indeniza as vítimas e famílias no caso de um acidente de trânsito — invalidez permanente, morte e reembolso de despesas médicas.

Mesmo que seja pago pelo proprietário do carro, o DPVAT indeniza todas as pessoas envolvidas no acidente ou família das vítimas.

Matrícula escolar e compra de materiais 

Além das mensalidades normais, as escolas particulares costumam cobrar, no início do ano, uma taxa de matrícula.  Não há muito espaço para negociação nestes valores, mas existe um outro grande gasto escolar no início sobre o qual os pais podem ter mais controle: a lista de material escolar.

Contas de Natal e ano-novo

Quem nunca parcelou uma compra de Natal ou ano-novo e deixou para pagar as contas somente no ano seguinte? São gastos um pouco maiores que o normal, e tudo bem deixar para pagá-los no começo deste ano — desde que você realmente pague!

É importante que eles estejam em seu planejamento financeiro: priorize quitar esses gastos no mês de janeiro ou fevereiro, assim você se livra deles logo no início do ano e fica com as contas no azul.

Seguros

Todo o seguro contratado, seja ele de vida, automotivo, para celulares, de casa, ou qualquer outro, sofrem renovações anuais. Elas são pagas e, em alguns casos, acontecem justamente no início do ano. Vale ficar de olho na sua apólice para ver se isso vale pra você — e já sabe: se a resposta for sim, planeje-se para arcar com essas taxas.