Há nove meses IMA não divulga quais praias são próprias para banho em AL
Essas informações são importantes para entender a balneabilidade do litoral

A expectativa é que Alagoas receba cerca de 750 mil turistas até março de 2021, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Encantados pelas belezas naturais, muitos brasileiros e estrangeiros chegam ao estado buscando conhecer e curtir as belas praias que compõem o extenso litoral. Mas será que elas estão balneáveis?
Essa pergunta está sem respostas desde março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do novo coronavírus. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), responsável por coletar os dados desde 1992 e divulgá-los no site desde 2015, teve que suspender a coleta das informações devido à Covid-19 e a mudança para a nova sede, já que a antiga ficava em um dos bairros atingidos pelo afundamento do solo (Mutange).
A última divulgação do relatório, ocorrida em 20 de março do ano passado, mostrou que 23% dos 65 pontos analisados na coleta de dados estavam impróprios para banho. Isto significa dizer que 80% ou mais das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, excederam o limite permitido de uma bactéria presente em esgoto, utilizada como parâmetro nas análises que seguem a resolução 274 de 200 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Instituto, o relatório deve voltar a ser divulgado na segunda quinzena de janeiro. Devido a uma resolução do Conama, o órgão só poderá liberar os resultados com, no mínimo, quatro coletas consecutivas. Após esse processo, os dados estarão disponíveis no site da autarquia e no aplicativo Nossa Praia.
Últimas notícias

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão em Olivença

Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Ouro Preto, em Maceió
Ex-funcionária de hotel na Jatiúca confessa crime e tem prisão preventiva decretada

Grave acidente entre caminhão e carro deixa quatro pessoas feridas na rodovia AL-220

MP pede cassação de liminar de prisão domiciliar a empresário que fugiu após condenação

Moradores de Pilar enfrentam caos no abastecimento de água e cobram providências da BRK
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
