10° Bienal do Livro e Caiite 2021 já têm data para acontecer em Maceió
Com dez dias de programação, em formato híbrido, a Bienal do Livro acontecerá de 12 a 21 de novembro, em Jaraguá; Caiite é novidade após a feira literária
Alagoanidade será o tema que se desdobrará na tradicional Bienal do Livro de Alagoas em 2021. A grande novidade desta edição é que será uma realização conjunta com o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), que compartilha com a sociedade alagoana a produção acadêmico-cultural da comunidade científica. São 20 anos de uma construção coletiva sócio-cultural-literária e 60 anos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) comemorados no evento, que acontecerá entre os dias 12 e 21 de novembro, no bairro do Jaraguá, em Maceió-AL.
Para celebrar a elaboração do plano de ação para a execução dos eventos, Ricardo Wanderley, diretor-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), reuniu-se com instituições públicas e privadas de Alagoas, na manhã desta segunda-feira (18).
“A Bienal Internacional do Livro é um evento já consolidado no nosso Estado, e, neste ano, em especial devido às atuais circunstâncias, terá um formato híbrido que resgatará a nossa tradicional feira literária e oportunizará uma transmissão da nossa cultura aos mais diversos públicos espalhados pelo Brasil. Além disso, vale ressaltar a importância do Caiite que é um relevante evento de integração de tecnologia e inovação que acontecerá logo após a Bienal”, destacou Wanderley.
E completa: “As instituições de ensino públicas e privadas terão uma participação efetiva no processo de planejamento e execução da Bienal, e todos os conceitos que constituem o evento englobam todas entidades”.
Além do diretor-presidente da Fundepes, participaram da reunião o pró-reitor de Extensão da Ufal, Clayton Santos; o diretor da Edufal, José Ivamilson; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, Iraildes Assunção; a presidente do Conselho Editorial do Ifal, Adriana Thiara; representante da Faculdade Uninassau, Cristiane Rodrigues; da UMJ/FAT, Maria de Fátima; Cesmac, Giulliano Aires; a Gerente de Sistema de Informação da Secti, Pollyanna Simião; da Unit, Victor Vasconcelos; representante da Faculdade de Negócios, Graciela Luíza; da Uncisal, Ozarlan Oliveira; e representantes da Uneal.
“O evento em Jaraguá, nas edições anteriores, se mostrou bastante interessante e agregador. É uma grande oportunidade para que lançamentos de títulos próprios sejam realizados por meio da Edufal e de editoras próprias de cada instituição”, explicou o pró-reitor Clayton Santos.
A Bienal Internacional do Livro em Alagoas é o maior e já consolidado evento literário, cultural e social do estado. Constitui um evento completamente gratuito, com atrações diversas, voltadas aos mais plurais públicos, na promoção do acesso da sociedade à leitura, à cultura e à inovação.
Caiite em conjunto com a Bienal
O Alagoas Caiite inspirou-se na palavra tupi Caeté – o nativo habitante do nosso território. Aliás, Caiite era a grafia original, a que aparece nos escritos do século 16, mais precisamente na obra de Gabriel Soares de Souza, datada de 1587, denominada Tratado Descritivo do Brasil.
É um evento aberto e gratuito, realizado em conjunto com a Bienal 2021, e objetiva compartilhar com a sociedade alagoana a produção acadêmico-cultural da comunidade científica.
Veja também
Últimas notícias
Presos envolvidos na morte de mulher que desapareceu após deixar bar na Levada, em Maceió
Primeira escola pública bilíngue de Maceió já apresenta resultados
”Em Alagoas temos dois caras maneiraços”: Nikolas Ferreira elogia Caio Bebeto e Cabo Bebeto e destaca lideranças estaduais em podcast
Mulher que esfaqueou namorado em Maceió pede medida protetiva após ameaças da família dele
Senado aprova Plano Nacional de Educação e Marcelo Beltrão diz que desafio agora é transformar em resultado
[Vídeo] Operação Duplo Impacto prende importante membro de facção em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
