Maceió irá sediar a primeira Escola Nacional de Turismo
Projeto do Governo Federal visa qualificar ainda mais o turismo local

Cidade inteligente, criativa e sustentável. Este é o objetivo do prefeito JHC para a cidade de Maceió. É por isso que a capital alagoana sediará a primeira Escola Nacional de Turismo. Um projeto do Governo Federal que visa qualificar ainda mais o turismo local, garantir o desenvolvimento sustentável e reafirmar os valores socioculturais de Maceió.
Na tarde de terça-feira (19), o prefeito esteve reunido com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), com representantes do Ministério do Turismo, com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o Sebrae e com órgãos de turismo no estado para discutir a implementação desta escola. A ideia é oferecer cursos como atendimento ao público, camareira, garçom, guia de turismo, idiomas, turismo acessível, sustentabilidade, marketing, entre outros.
“Essa não é só a primeira escola do tipo no Brasil. Sua implantação em Maceió servirá de modelo para as demais no país. Vamos colocar a mão na massa. Como gestor, quero ser um instrumento facilitador e dou todas as garantias”, pontuou o prefeito JHC.
Para Ricardo Santa Ritta, secretário municipal de Turismo, este projeto caminha na direção de uma cidade criativa e sustentável. “Maceió já é um dos destinos mais procurados do país, o que a gente precisa é melhorar cada vez mais a experiência do turista. Por isso, trabalharemos para capacitar, qualificar a mão de obra, gerar emprego e fazer com que as pessoas possam ter oportunidade de trabalhar cada vez mais com o turismo, disse o secretário”.
Vinícius Lages, diretor do Sebrae e ex-ministro do Turismo, ressaltou a importância do projeto. “Esse é um desafio dos mais importantes. Contribuir nacionalmente para colocar o turismo na agenda econômica e, assim, melhorar o ecossistema. O frutos serão para sempre”, explicou.
O objetivo é que experiência de Maceió sirva de referência para a construção de outras escolas no país. “Estamos com uma expectativa muito boa, com uma equipe muito competente para a gente possa fazer um projeto que atenda e que seja de qualidade, não só aqui, mas que ele possa servir de exemplo para o país todo”, comentou Débora Barbosa, secretária nacional de desenvolvimento e competitividade do Ministério do Turismo.
O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Josealdo Tonholo acredita que esta iniciativa irá potencializar as qualidades de Maceió. “É um privilégio muito grande trabalhar com o prefeito JHC na estruturação desta proposta. Maceió tem muito potencial, com suas belezas naturais e muita gente preparada. A Ufal vai estar junto do município para fazer essa escola funcionar e funcionar bem”, comentou o reitor.
Na tarde de segunda-feira (18), as equipes técnicas do município e do Governo Federal realizaram visitas técnicas. O diagnóstico da atividade turística em Maceió e articulações de parcerias fazem parte das primeiras etapas para a implementação do projeto.
“Este é um grande sonho que nós temos há muito tempo que é ter um centro formador e de qualificação de mão de obra para as nossas estruturas”, destacou Marcelo Marques, presidente do sindicato dos representantes de bares, hotéis e restaurantes de Alagoas.
Últimas notícias

Bombeiros resgatam mãe e filho de afogamento em praia de Maceió
MP/AL oferta denúncia por crime doloso contra policiais no caso Gabriel Lincoln

Polícia Civil prende em Maravilha, Sertão de AL, foragido de Pernambuco suspeito de homicídio

Em Girau, prefeito Bebeto Barros recebe nova ambulância do Samu ao lado de Paulo Dantas

JHC encontra Davi Filho e Antônio Albuquerque para discutir 2026

Rainha das lives: Rica de Marré anuncia live exclusiva de lançamento nesta quinta (28)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
