Mutirão de higiene e limpeza é finalizado no Mercado da Produção
Agora, a ação segue para outros mercados e feiras da capital

O primeiro mutirão de higiene e limpeza foi finalizado nesta segunda (1º) no Mercado da Produção, no bairro da Levada, em Maceió. Agora, a ação segue para outros mercados e feiras da capital.
Após os trabalhos de várias secretarias municipais realizados durante quatro dias desde o mês passado, a mudança no ambiente é perceptível. Após dois dias seguidos de chuvas em Maceió, o espaço de comercialização de carnes e peixes não alagou.
Os comerciantes também elogiaram a limpeza e os ajustes no local. “Na chegada deles na terça-feira passada, já perceberam as mudanças e aprovaram. Além disso, como fizemos a distribuição de máscaras e avisamos que iremos cobrar o uso, já percebemos um respeito maior ao protocolo”, comemorou Dárbio França, integrante da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A Secretaria de Infraestrutura (Seminfra) retirou mais lixo das galerias pluviais nesse domingo e deve fechar a área com as tampas de concreto que foram refeitas, para dar mais segurança aos usuários do Mercado.
Também houve limpeza das galerias internas, além de lavagem do piso com caminhão-pipa, e desinfecção geral, esta realizada por uma equipe do Exército que apoia o Município no combate ao coronavírus.
A Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) já iniciou a limpeza do canal onde segue o fluxo de dejetos do mercado para que outros 300 metros de galeria sejam abertos e esvaziados, mas esse serviço ainda segue pelos próximos dias.
Limpeza periódica
O resultado foi tão positivo que a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) avalia criar uma rotina semanal de limpeza no Mercado da Produção. “É um projeto do grupo de trabalho, a ser implantado pela Semtabes, que também vai supervisionar e cobrar os comerciantes para que contribuam com a higiene do espaço”, afirmou Dárbio França.
A Semtabes também possui projetos para reforma de pisos, banheiros e da administração do local, para melhorar a estrutura para comerciantes e usuários.
A próxima ação ocorre no Mercado do Jacintinho, na quarta-feira (3), quando ele estará fechado, e no domingo deve ocorrer no Mercado de Jaraguá.
O grupo de trabalho é formado por Semtabes, Semas, Sudes, Seminfra, Iluminação Pública, Vigilância Sanitária e Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19.
Veja também
Últimas notícias

Sefaz-AL amplia canais para adesão ao Programa de Extinção de Débitos Tributários

Cibele Moura doa 250 kg de ração e participa do lançamento do programa Pet Solidário em União dos Palmares
![[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios](https://img.7segundos.com.br/57V-31z1vxgAS92LBtN98wIuRoo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-9410.jpg)
[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios

Mulher de 43 anos é internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol

Ação integrada em Maragogi resulta na apreensão de submetralhadora

Advogada de vítima da dentista que aplicou silicone industrial fala sobre as medidas adotadas sobre o caso
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
