Saiba se suas fotos foram usadas para reconhecimento facial
Ferramenta online ajuda usuários a descobrir se as imagens foram utilizadas por meio de Inteligência Artificial

Muitas das milhares de fotos que publicamos nas diversas mídias sociais são extraídas sem nossa autorização e utilizadas por desenvolvedores rotineiramente na construção de sistemas de reconhecimento facial.
Lançada recentemente, a ferramenta chamada Exposing.AI promete ajudar os usuários a descobrir se suas fotos estão entre aquelas capturadas para treinamento, testes ou aprimoramento de tecnologias biométricas. Atualmente, o site está pesquisando 3.630.582 fotos do Flickr nessa situação.
Para ter acesso à ferramenta, basta ir ao site, inserir o seu nome de usuário do Flickr, a URL ou hashtag na barra de pesquisas, e a ferramenta examina aquele conjunto de mais de 3,6 milhões de fotos informado, para ver se as suas imagens estão incluídas.
Para chegar a um resultado, o mecanismo de pesquisa usa como referência alguns identificadores do Flickr, como nome de usuário e ID da imagem. Quando encontra uma correspondência exata, os resultados são carregados diretamente do Flickr e exibidos na tela.
Como funciona?
O Exposing.AI teve sua origem em um uma publicação independente de arte e pesquisa chamada MegaPixels, comandada por Adam Harvey e Jules LaPlace com apoio da Mozilla, que investiga, sob um ponto de vista ético, as origens e as implicações de privacidade individual em conjuntos de imagens usadas em treinamentos de biometria.
Para os criadores do Exposing.AI, o Flickr foi uma escolha óbvia não só porque o serviço de compartilhamento de fotos é um dos mais utilizados em pesquisas de inteligência artificial, como também em razão de suas licenças de conteúdo serem mais permissivas.
O site The Nex Web testou a ferramenta e, logo no início, a segunda conta foi localizada no Exposing.AI. Ou seja, por um lado, o sistema funciona perfeitamente. Porém, não é possível remover o seu rosto dos conjuntos de dados que já foram distribuídos, uma opção que poderá vir futuramente, com mudanças nas leis e nas políticas de privacidade dos sites.
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
