Comerciantes da orla fazem treinamento sobre práticas de higiene na pandemia
Comerciantes compareceram em massa ao evento promovido pela Prefeitura de Maceió com objetivo de prevenir a covid-19

Os prestadores de serviço da orla de Maceió participaram nesta quarta (10) de um treinamento com a Vigilância Sanitária sobre práticas de higiene voltadas especialmente para a prevenção e controle da covid-19.
O comparecimento dos comerciantes ao auditório do hotel Tambaqui, na Ponta Verde, e do Hotel Jatiúca foi tão grande que a Prefeitura vai avaliar a possibilidade de criar novas turmas para atender a todos os interessados.
O grupo recebeu inicialmente orientações do secretário de Turismo, Ricardo Santa Ritta, e do coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, que ressaltaram a importância de os prestadores seguirem os protocolos de combate ao coronavírus para manter Maceió com índices controlados na pandemia e evitar fechamento de setores econômicos.
Santa Ritta ressaltou que muitos dos comerciantes da orla passaram até 8 meses sem poder trabalhar e agora, no período de verão e com o ponto facultativo do Carnaval mantido, é a oportunidade de eles recuperarem a renda, mas mantendo todos os cuidados para evitar contaminação.
“Reagendamos o Carnaval e mantivemos o ponto facultativo para que não houvesse cancelamento de reservas. Teremos uma ocupação média nos hotéis de 75% no período, mas não podemos ter um pico de casos em Maceió. Reduzimos o número de cadeiras e guarda-sóis, vamos fiscalizar o cumprimento e pedimos que todos mantenham os protocolos para resguardar seu próprio negócio. Não queremos cassar a licença de ninguém, queremos deixar as pessoas trabalharem”, destacou o secretário.
O coordenador do GGI Covid-19, Claydson Moura, destacou durante o encontro os dados de vacinação de Maceió, umas capitais que mais vacinam no País, para mostrar aos prestadores de serviço que o Município tem avançado no combate ao coronavírus e que precisa do apoio da população.
Ele também lembrou a determinação que reduziu o número de jogos de praia (cadeiras e guarda-sóis) na faixa de areia em 30% e reforçou que a recomendação inicial era uma diminuição ainda maior. “Chegamos a esse percentual para que vocês continuem trabalhando, mas temos todos que fazer a nossa parte. Precisamos também que vocês sejam multiplicadores dos cuidados que irão aprender com a Vigilância Sanitária”, afirmou.
Moura lembrou que a Prefeitura recebeu uma doação de 30 mil máscaras da Cruz Vermelha, e irá distribuir boa parte com os prestadores da orla. Também será discutido junto aos órgãos competentes, inclusive o Ministério Público Federal, por se tratar de área da Marinha, a possibilidade de instalar pontos de água para os comerciantes, uma demanda apresentada por eles no treinamento.
Regras de higiene
Entre as regras anunciadas pela Vigilância Sanitária, foram destacadas a limpeza das mãos antes e depois de manusear alimentos, ao tocar no celular, pegar em dinheiro ou em objetos; a importância do álcool 70% disponível para uso dos clientes; necessidade de distanciamento; e o uso correto das luvas.
A monitora Daniela Araújo destacou que a luva pode passar uma falsa ideia de proteção se mal utilizada, por isso, em algumas situações, a Vigilância recomenda até mesmo que ela não seja usada. “Às vezes a pessoa está de luva, mas pega no dinheiro, pega na bebida, na comida… Quando a gente está sem elas, acaba higienizando mais as mãos”, explica.
Flávia Silva dos Santos, que trabalha com aluguel de cadeiras e guarda-sóis, considerou o encontro muito proveitoso, principalmente porque os prestadores de serviço puderam conversar de perto com os representantes da Prefeitura. Ela disse que já segue os protocolos ensinados e agora espera que a fiscalização faça com que todos cumpram. A Vigilância Sanitária criará um selo de boas práticas para conceder aos comerciantes que seguirem as regras. Já os que forem flagrados descumprindo a legislação perderão a certificação e podem chegar a ter a licença suspensa ou até perder a permissão para trabalhar na orla.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
