Perturbação ao sossego lidera número de ocorrências durante o carnaval em AL
Foram mais de 400 casos registrados durante os seis dias de festas

A Polícia Militar registrou 474 ocorrências de perturbação do sossego alheio durante o período carnavalesco em Alagoas. É o que aponta o balanço do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), divulgado nesta Quarta-feira de Cinzas (17).
A SSP considera seis dias de carnaval: da sexta-feira (12) até a madrugada desta quarta-feira de Cinzas. Segundo o balanço divulgado, o maior número de denúncias realizadas ao Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) ocorreu no domingo de carnaval.
Na sexta-feira, foram contabilizadas 63 ocorrências; 111 no sábado (13); 137 no domingo (14); 91 na segunda-feira (15); 72 na terça-feira (16) e; nenhuma ocorrência até a madrugada desta quarta (17).
Lei do silêncio
A expressão "lei do silêncio" faz referência a diversas leis, federais, estaduais e municipais que estabelecem restrições objetivas para a geração de ruídos diurnos e/ou noturnos.
O artigo nº 1277 do Código Civil (Lei 10.406/2002) estabelece que “o proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.”
O inciso IV do artigo nº 1.336, , do Código Civil, afirma que são deveres do condômino “dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores ou aos bons costumes.”
Já a Norma Brasileira (NBR) 10151:2019, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece que a emissão de ruídos em zonas residenciais não deve ultrapassar os 55 decibéis no período diurno, das 7h e 20h, e 50 decibéis no período noturno, das 20h às 7h.
Há ainda o artigo 42 da Lei das Contravenções Penais (Lei nº 3.688/41), que sujeita à multa ou prisão de 15 dias até três meses o cidadão que perturbar o trabalho ou sossego alheio.
Últimas notícias

PM apreende menor acusado de agredir ex-companheira em Marechal Deodoro

Indústria de Tintas Aracor chega a São Sebastião e promete gerar mais de 200 empregos

Polícia Civil investiga atentado que deixou três pessoas feridas em Maceió

Moraes pede opinião da PGR sobre agentes da PF na casa de Bolsonaro

Homem acusado de tentativa de homicídio é preso em São Miguel dos Milagres

Prazo final para recadastramento de permissionários da SMTT Arapiraca vai até 10 de setembro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
