Perturbação ao sossego lidera número de ocorrências durante o carnaval em AL
Foram mais de 400 casos registrados durante os seis dias de festas

A Polícia Militar registrou 474 ocorrências de perturbação do sossego alheio durante o período carnavalesco em Alagoas. É o que aponta o balanço do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), divulgado nesta Quarta-feira de Cinzas (17).
A SSP considera seis dias de carnaval: da sexta-feira (12) até a madrugada desta quarta-feira de Cinzas. Segundo o balanço divulgado, o maior número de denúncias realizadas ao Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) ocorreu no domingo de carnaval.
Na sexta-feira, foram contabilizadas 63 ocorrências; 111 no sábado (13); 137 no domingo (14); 91 na segunda-feira (15); 72 na terça-feira (16) e; nenhuma ocorrência até a madrugada desta quarta (17).
Lei do silêncio
A expressão "lei do silêncio" faz referência a diversas leis, federais, estaduais e municipais que estabelecem restrições objetivas para a geração de ruídos diurnos e/ou noturnos.
O artigo nº 1277 do Código Civil (Lei 10.406/2002) estabelece que “o proprietário ou o possuidor de um prédio tem o direito de fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, ao sossego e à saúde dos que o habitam, provocadas pela utilização de propriedade vizinha.”
O inciso IV do artigo nº 1.336, , do Código Civil, afirma que são deveres do condômino “dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores ou aos bons costumes.”
Já a Norma Brasileira (NBR) 10151:2019, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece que a emissão de ruídos em zonas residenciais não deve ultrapassar os 55 decibéis no período diurno, das 7h e 20h, e 50 decibéis no período noturno, das 20h às 7h.
Há ainda o artigo 42 da Lei das Contravenções Penais (Lei nº 3.688/41), que sujeita à multa ou prisão de 15 dias até três meses o cidadão que perturbar o trabalho ou sossego alheio.
Últimas notícias

Entenda as novas regras de hospedagem que entram em vigor em dezembro

Grande SP tem terceira morte por suspeita de intoxicação por metanol

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro está nos EUA para fugir da lei

Lessa assume interinamente o Governo de AL enquanto Dantas está na Argentina

Vinte e dois municípios de Alagoas estão há mais de 200 dias sem homicídios

Sefaz flagra caminhão com notas fiscais irregulares em Novo Lino
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
