Geral

Projeto de expansão do VLT do Centro até Mangabeiras é apresentado

Expansão terá 3,7 km de nova malha ferroviária; licitação está prevista para este ano

Por 7Segundos, com assessoria 04/03/2021 12h12 - Atualizado em 04/03/2021 12h12
Projeto de expansão do VLT do Centro até Mangabeiras é apresentado
Projeto de expansão do VLT é apresentado à diretoria do Clube de Engenharia de Alagoas - Foto: Flávio Henrique Souto Maior

A equipe técnica da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), e o superintendente de Trens Urbanos, Carlos Jorge, estiveram no Clube de Engenharia de Alagoas, nessa quarta-feira (03), para apresentar o projeto de expansão do VLT do Centro até o Maceió Shopping.

O evento faz parte do Fórum de Engenharia, iniciativa do Clube dos Engenheiros para discutir temas relacionados aos projetos de infraestrutura e desenvolvimento da cidade de Maceió e do Estado. A apresentação do projeto de expansão do VLT foi o primeiro tema debatido este ano.

A expansão do VLT até o bairro de Mangabeiras terá 3,7 km de nova malha ferroviária, três novas estações, e é parte de um projeto maior que forma um grande anel ferroviário, atendendo a toda a região de Maceió que vai do Centro até a estação Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, com 19 novas estações, e 38,5 km, passando pelo Parque Shopping, em Cruz das Almas, subindo pela avenida Josefa de Melo, pela Menino Marcelo, Shopping Pátio, no Benedito Bentes, Ufal, Aeroporto até chegar em Rio Largo.

O projeto de expansão até o Maceió Shopping foi apresentado pelo coordenador de acompanhamento de obras da CBTU, Flavio Barbosa Da Mata, já está pronto, e aguarda o levantamento da Prefeitura de Maceió da valoração das desapropriações. Está orçado em aproximadamente R$ 45 milhões.

Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge, o VLT é a alternativa mais viável, segura e acessível para melhorar o deslocamento da população da grande Maceió e diminuir o tráfego de veículos. “Qualquer projeto de mobilidade urbana e de desenvolvimento da malha viária precisa contar com a expansão do VLT", disse.

O superintendente informou que a licitação desse projeto está prevista para este ano.

Segundo o presidente do Clube de Engenharia, Aloísio Ferreira de Souza, o Fórum de Engenheiros visa debater assuntos de interesse da engenharia de Alagoas, tem o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea), como o projeto do VLT que deve melhorar a infraestrutura viária da cidade.

A reunião contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Pedro Vieira, e os secretários adjuntos, Sheila Belarmino e EIsmar Macário, e a diretora de Licenciamento Urbano, Eva Meira.