“Se o povo quiser a volta do Lula, paciência”, afirma Mourão
Vice-presidente afirmou, em entrevista à Folha, que a decisão de Fachin, que anulou os processos de Lula, mostram poderes

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou que “se o povo quiser a volta do Lula, paciência”. Para o militar, a decisão do ministro Edson Fachin, que anulou todos os processos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no âmbito da Operação Lava Jato, mostrou que “o equilíbrio de Poderes da democracia está rompido”.
“É aquela história: o povo é soberano. Se o povo quiser a volta do Lula, paciência. Acho difícil, viu, acho difícil”, opinou Mourão, em entrevista exclusiva à Folha de S.Paulo.
“O equilíbrio de Poderes na nossa democracia está rompido. O Judiciário está com um poder acima dos outros dois e, consequentemente, isso leva a uma instabilidade jurídica. Estamos vendo isso acontecer”, disse o general.
“Quando você começa a tomar determinadas decisões, especificamente em cima de processos judiciais, o que ocorre lamentavelmente no Brasil: quem tem bons advogados e dinheiro não vai ser condenado. É um processo que estamos vendo. Isso gera insegurança”, continuou Mourão.
Questionado se uma possível reeleição de Lula no pleito de 2022 assustava o governo federal, ele disse não se preocupar. Porém, salientou as três condenações que foram atribuídas ao ex-presidente no passado.
“Todo mundo pode ser candidato. Quanto ao ex-presidente Lula, nem me preocupo. Podem anular o processo, podem mudar o juiz do jogo, mas uma coisa para mim é clara. O ex-presidente Lula foi condenado em três instâncias por corrupção. Isso aí não muda!”, analisou.
Vacinas
Para o vice-líder, a vacina contra a Covid-19 é prioridade para o governo desde o começo. Ele disse ter certeza de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se imunizará, mesmo que o chefe do Executivo já tenha reafirmado que não vai se vacinar.
“O presidente tem a mesma visão que eu. Nós temos de nos vacinar quando chegar a nossa faixa etária. E não se vacinar na frente. Essa é a nossa visão. Ele [Bolsonaro] vai. A mãe dele já foi vacinada. Lógico que ele vai”, disse.
O general disse ainda que o movimento do Fórum Nacional de Governadores para promover medidas restritivas a fim de frear o contágio pela Covid-19 é mera politicagem. No domingo (7/3), o governador do Piauí, Wellington Dias, presidente do fórum, propôs aos colegas um pacto nacional para conter o coronavírus, com a adoção de medidas restritivas e preventivas até o próximo dia 14.
“Esse movimento, eu interpreto como político. Essa pandemia foi usada politicamente tanto pelo nosso lado quanto pelas oposições. Isso foi até ruim. Esse uso político da pandemia é péssimo”, opinou.
“Então, a gente tem de fazer o que é certo porque é certo. Não porque vou ter dividendos políticos na frente. Então, [essa disputa] está muito centrada na dicotomia entre o presidente e o governador de São Paulo [João Doria]”, sugeriu Mourão.
Veja também
Últimas notícias

Cerca de 400 pessoas são esperadas para a edição 2025 do Frevo da Carrocinha

Marisqueiras afetadas por crime da Braskem pedem apoio do governo

Deputado protocola projeto de lei que proíbe nudez e atos impróprios em instituições de ensino de AL

Delegacia móvel vai reforçar a segurança durante o período carnavalesco em Maceió

Escola de Esportes Craques Canoenses inicia temporada com o anúncio de novas modalidades esportivas

Pé-de-Meia será depositado na conta de alunos a partir de terça-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
