Pedido de cassação do mandato de Leonardo Dias é apresentado na Câmara de Maceió
Presidente da Câmara Municipal decidirá se processo terá andamento ou não
A participação do vereador Leonardo Dias (PSD) em evento pró-Bolsonaro, no último domingo (14), pode custar a sua cadeira no Poder Legislativo municipal. Um pedido de cassação de mandato foi apresentado na Câmara de Vereadores de Maceió, nessa segunda-feira (16). Ele é acusado de ser o principal incentivador da manifestação que prejudicou um local de vacinação, na Capital.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) foi o responsável por protocolar o documento pedindo a cassação do vereador bolsonarista, sob a justificativa de que o movimento incentivado por Leonardo Dias provocou transtornos e tumultos no bairro de Jaraguá, resultando na desistência de diversos idosos que pretendiam se vacinar no dia da manifestação.
Fotos e vídeos divulgados através das redes sociais comprovam a participação de Leonardo Dias e o seu incentivo para que mais pessoas comparecessem a concentração da manifestação, que ocorreu no mesmo local de vacinação de idosos. Imagens mostram, também, que foi gerada aglomeração, não houve distanciamento social e o uso de máscaras de proteção pela maioria dos participantes, inclusive pelo vereador acusado.
Marcondes Costa, advogado do PDT, disse que “a notificação com pedido de providências mostra que o partido está atento ao que acontece na sociedade maceioense, estando em defesa dos idosos, da saúde e da saúde pública e especialmente da vida. E que fatos como este não podem ficar impunes, de forma que, agora, a apuração e decisão cabem à Câmara Municipal de Maceió”.
A decisão se o processo terá andamento ou não partirá do presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Galba Netto (MDB).
Os ex-deputados Judson Cabral e Jurandir Bóia assinaram pedido de cassação do mandato de Leonardo Dias.
ENTENDA O CASO
Manifestantes pró-Bolsonaro percorreram a orla marítima de Maceió, na manhã do domingo (14), durante uma carreata em a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e contra governadores e Supremo Tribunal Federal (STF).
Porém, o que era para ser uma manifestação pacífica, tornou-se um empecilho quando um grupo de manifestantes decidiu tumultuar a área da vacinação contra a Covid-19 de idosos com mais de 75 anos, que acontecia no Estacionamento de Jaraguá.
Segundo internautas, o ato foi patrocinado pelo vereador por Maceió Leonardo Dias, que negou ser o idealizador ou mesmo o organizador do ato. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o parlamentar ao lado de manifestantes.
Leonardo Dias negou ter organizado o ato em apoio ao presidente e contra o lockdown. Em nota, ele esclarece que publicou banners como cidadão, assim como centenas de pessoas o fizeram; que tomou conhecimento que a vacinação ocorreria nesse domingo, quando os Movimentos já haviam convocado para o ato; que esteve no local de concentração como cidadão; que não esteve no trio elétrico e sequer acompanhou a carreata e; que quando observou que o volume de carro estava mais alto do que o esperado pelos organizadores, entrou em contato com os agentes de trânsito e tentou minimizar o problema.
Últimas notícias
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Homem é baleado em tentativa de homicídio na feirinha do Santa Luzia, em Penedo
Homem de 26 anos é assassinado a tiros em via pública no Hélio Jatobá, em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
