Covid -19

Vacina de Oxford protege contra variante brasileira, diz Fiocruz

Imunizante consegue neutralizar a cepa de Manaus segundo pesquisa feita na universidade britânica em parceira com laboratórios brasileiros

Por Istoé 19/03/2021 20h08
Vacina de Oxford protege contra variante brasileira, diz Fiocruz
Vacinação Covid-19 - Foto: Reprodução/Web

A Fundação Oswaldo Cruz divulgou um comunicado afirmando que a vacina Oxford/AstraZeneca é eficaz contra a variante brasileira do novo coronavírus. A conclusão é de uma pesquisa publicada no site biorxiv, que ainda não foi revisada por outros cientistas.

O estudo, realizado na Universidade de Oxford com a colaboração de cientistas de laboratórios brasileiros, mostrou que a variante do Sars-CoV-2 identificada em Manaus (P.1) reage ao imunizante de forma semelhante à variante britânica, chamada de B.1.1.17.

Em laboratório, os pesquisadores avaliaram como amostras sanguíneas de pessoas vacinadas ou que já tinham passado pela infecção reagiam ao entrar em contato com a mutação brasileira do vírus.

O resultado mostrou que os anticorpos desenvolvidos pelo imunizante foram eficientes em neutralizar o vírus apesar de uma pequena perda em relação ao efeito obtido pela fórmula contra a versão original do vírus. O mesmo teste foi realizado pelo grupo de pesquisa com a vacina Pfizer/BioNTech e chegou a resultados parecidos.