Vacina de Oxford protege contra variante brasileira, diz Fiocruz
Imunizante consegue neutralizar a cepa de Manaus segundo pesquisa feita na universidade britânica em parceira com laboratórios brasileiros

A Fundação Oswaldo Cruz divulgou um comunicado afirmando que a vacina Oxford/AstraZeneca é eficaz contra a variante brasileira do novo coronavírus. A conclusão é de uma pesquisa publicada no site biorxiv, que ainda não foi revisada por outros cientistas.
O estudo, realizado na Universidade de Oxford com a colaboração de cientistas de laboratórios brasileiros, mostrou que a variante do Sars-CoV-2 identificada em Manaus (P.1) reage ao imunizante de forma semelhante à variante britânica, chamada de B.1.1.17.
Em laboratório, os pesquisadores avaliaram como amostras sanguíneas de pessoas vacinadas ou que já tinham passado pela infecção reagiam ao entrar em contato com a mutação brasileira do vírus.
O resultado mostrou que os anticorpos desenvolvidos pelo imunizante foram eficientes em neutralizar o vírus apesar de uma pequena perda em relação ao efeito obtido pela fórmula contra a versão original do vírus. O mesmo teste foi realizado pelo grupo de pesquisa com a vacina Pfizer/BioNTech e chegou a resultados parecidos.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
