Com estoque de sangue abaixo da média, moradores de condomínio fazem doações em Maceió
Estratégia visa ajudar a estabilizar o estoque de sangue do hemocentro alagoano

Conscientes do papel social que desempenham na sociedade, moradores do Residencial Cidade Jardim, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió, promovem uma campanha de doação de sangue coletiva nesta terça-feira (23). A ação vai ocorrer das 9h às 16h, na sede do residencial, e tem como propósito manter estabilizado o estoque de hemocomponentes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).
Esta é a segunda coleta de sangue itinerante que os moradores do Residencial Cidade Jardim promovem; a primeira ocorreu no último dia 21 de julho. Desde abril do ano passado, com o início da pandemia da Covid-19, o Hemoal iniciou o agendamento de coletas externas em condomínios.
A estratégia visa ajudar a estabilizar o estoque de sangue do hemocentro alagoano, mas, assegurando que os moradores permaneçam em isolamento social, evitando a disseminação do novo coronavírus. O primeiro condomínio em Alagoas a promover uma coleta itinerante foi o Ouro Verde, localizado em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.
Critérios para doação – Além de ter entre 16 e 69 anos de idade, os interessados em doar sangue não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos de vida, hepatite. Com relação às gestantes e lactantes, não é permitida a doação de sangue e, para repetir o gesto, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres, ficam impedidas por três meses.
“Além de bom estado de saúde, os voluntários devem ter no mínimo 50 quilos e precisam apresentar um documento de identificação com foto. Também é obrigatório estar usando máscara e o voluntário deve ter dormido no mínimo seis horas antes da doação, além de não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas e não ter fumado duas horas antes”, salientou a assistente social do Hemoal, Rayara Andrade.
Agendamento – Os interessados em promoverem uma coleta externa de sangue em seus condomínios, devem ligar para o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue do Hemoal. Em Maceió, o agendamento ocorre pelo telefone é o 3315 2109 e, em Arapiraca, através do número 3539 8285. É importante ressaltar que o local deve atender as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).
O Hemoal Arapiraca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Já a Unidade Trapiche do Hemoal Maceió atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. E a Unidade Farol do Hemoal Maceió, que funciona no Hospital Veredas, atende de segunda a sexta, das 8h às 11h.
Últimas notícias

1ª edição do Up Night Run reúne mais de 700 inscritos em Arapiraca em plena noite de sábado

Assalto à joalheria em Mata Grande termina com prisões e recuperação de bens

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
