Cunha se reúne com presidente do TCE e solicita análise da lei do Fundef
Senador comunicou da derrubada do veto presidencial, que impedia a liberação dos recursos

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) se reuniu com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), Otávio Lessa, para comunicar a derrubada do veto presidencial da lei nº 14057/2020, que trata da distribuição de recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef).
Com isso, o parlamentar solicitou a análise da lei por parte do TCE, para “buscar com o presidente essa segurança, para que os gestores possam tomar as medidas necessárias, mas com esse respaldo do tribunal, do Ministério Público de Contas e do Ministério Público Federal”.
“É um recurso que já há muito tempo está no cofre dos municípios aguardando uma destinação e, a partir desta semana, já está valendo a lei que diz que todo recurso que os municípios receberam – referente aos precatórios do Fundef – tem que respeitar a subvinculação, ou seja, 60% desses recursos devem ser destinados aos professores”, ressaltou Cunha.
O presidente Otávio avaliou a visita do senador como importante, uma vez que fez o questionamento necessário sobre qual seria o entendimento do TCE, dentro da lei. “Nós vamos analisar, passarei a lei para os conselheiros, para que isso possa ser divulgado entre gestores e que tenham a segurança jurídica em relação a possíveis recursos”.
Fundef
Entre 1998 e 2006, quando o Fundef foi substituído pelo atual Fundeb, o governo federal deixou de repassar R$ 90 bilhões para os estados e municípios, que ganharam na Justiça o direito ao recebimento dos recursos.
Últimas notícias
![[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula](https://img.7segundos.com.br/7sq6pNi7PX1EgDMB3vb1qZYlwI8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-79.jpg)
[Vídeo] Prefeito Luciano Barbosa entrega nova praça e ruas pavimentadas no bairro Canafístula

Adolescente de Feira Grande com doença rara necessita de cirurgia urgente em Maceió

Prefeito de Japaratinga anuncia aprovação do concurso público municipal

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão em Olivença

Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Ouro Preto, em Maceió
Ex-funcionária de hotel na Jatiúca confessa crime e tem prisão preventiva decretada
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
