Prefeitura e moradores debatem sobre pavimentação das ruas do bairro Garça Torta
População expôs queixas, principalmente sobre o escoamento

Diante do impasse sobre a pavimentação das ruas do bairro de Garça Torta, o secretário de Governo, Francisco Sales, se reuniu, nesta terça-feira (30), com os moradores para esclarecer alguns pontos do projeto de revitalização da região. O planejamento vai integrar todo o sistema executado no litoral norte.
Acompanhando de Marcelo Maia, coordenador das Obras do Programa Revitaliza Maceió, Francisco Sales ouviu os questionamentos de parte dos moradores sobre a rejeição do asfalto na localidade, e detalhou que coube à gestão atual a execução da obra. Os serviços já haviam sido paralisados em dezembro do ano passado diante do questionamento do grupo de moradores.
“Nós compreendemos os argumentos de alguns moradores com relação à promessa que não foi cumprida pela antiga gestão em fazer o calçamento com paralelepípedo, mas o projeto prevê a pavimentação para cinco ruas do bairro e temos a execução sob nosso responsabilidade”, afirma Sales.
Os moradores expuseram suas queixas sobre a obra, principalmente sobre o escoamento do esgoto gerado pelas famílias e o impacto ambiental naquela região. Segundo Francisco Sales, foi proposto à comunidade continuar com a execução da obra de pavimentação ou fazer a devolução da verba do projeto, mas a maioria optou pela continuidade dos trabalhos.
“Essa obra está sendo executada dentro do Programa Revitaliza Maceió financiado com recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e, como o projeto foi aprovado para pavimentação, não conseguimos fazer a modificação como uma parte dos moradores solicitou. Se continuasse tendo a rejeição da pavimentação, nós teríamos que devolver essa verba”, pontuou o secretário de Governo.
O presidente da Associação dos Moradores da Garça Torta, José Correia, afirmou que o impasse teve início com uma pequena parcela dos moradores. “Nós vivemos aqui há mais de 30 anos e sabemos bem das dificuldades que passamos, principalmente no período de chuva. Temos alguns aparelhos públicos que ficam inutilizados quando a rua principal enche de água. Esse pedido era antigo de toda população e agora temos a chance de ver nosso bairro mais estruturado”, colocou o presidente da Associação.
Obra contempla drenagem e esgotamento sanitário
O bairro de Garça Torta integra o conjunto de obras estruturantes em toda região norte que beneficiará mais de 40 ruas com esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação. Somente no bairro serão executados 2.757 m² de esgotamento e mais 498 m² de drenagem.
O coordenador do Programa Revitaliza Maceió explicou aos moradores que todo esgotamento sanitário será destinado para uma estação elevatória no bairro de Saúde, onde passará por tratamento adequado. “Todo o projeto foi elaborado para não causar nenhum impacto ambiental naquela região turística e cultura, que é uma preocupação dos moradores. Nosso empenho é garantir uma execução de qualidade”, afirmou Marcelo Maia.
No Litoral de Maceió, as localidades onde os serviços já chegaram são: Garça Torta, Conjunto Gurguri, Conjunto Elias Pontes Bonfim, Praia da Sereia, Ipioca, Riacho Doce e Sauhaçuhy.
Últimas notícias

PM apreende drogas, arma e recupera veículos em operações no interior e Maceió
Prefeita Ceci reforça tradição e inicia entrega das fichas do Programa Peixe do Povo em Atalaia

PRF prende homem por adulteração de sinal identificador de motocicleta em Pilar

Motorista procura posto da PRF de São Sebastião e é preso por embriaguez no volante

Projeto Pelotão Mirim do 3º BPM inicia nova turma e reforça compromisso com a formação cidadã

Câmara de Maceió aprova prorrogação de decreto sobre Lei Delegada
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
