Descarte irregular: Prefeitura de Maceió reforça ações de fiscalização
Além de danos ao meio ambiente, prática negativa pode gerar multa para o infrator
Visando manter as áreas públicas em perfeito estado para o convívio social do maceioense, a Prefeitura de Maceió, através da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), tem reforçado as ações de fiscalização para coibir o descarte irregular na cidade. Desde o início da gestão, já são mais de 140 notificações e 130 autuações em toda a capital.
Somente no mês de março, as equipes da Sudes atuaram em mais de 100 demandas, entre denúncias e exercícios de rotina, sendo 84 notificações e 20 autuações.
Praças, terrenos, calçadas e outros locais a céu aberto são destinos de móveis inservíveis, restos de poda de árvores, resíduos domésticos e de construção civil. Atualmente, 180 pontos crônicos de descarte irregular estão mapeados pela Sudes. Neles, um total de 33 mil toneladas de resíduos já foram recolhidos nesse trimestre.
O Superintendente da Sudes, Ivens Peixoto explica que o mapeamento ajuda o órgão a agir com mais energia em pontos específicos e destaca que a população precisa fazer a parte dela. “Saber onde atuar com mais força é fundamental para diminuir as irregularidades. Mas sofremos com a falta de adesão da comunidade aos cuidados do local, que insiste nas práticas negativas. A fiscalização vira nossa grande alternativa para coibir o descarte incorreto, notificando e autuando infratores e, de certa forma, educando-os”, afirmou.
O descarte de resíduos em vias públicas ou áreas verdes é uma irregularidade passível de multa, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana. A legislação estabelece valores que vão de R$ 120,00 a R$ 30 mil de acordo com a gravidade do caso. As multas são válidas para cidadãos e empresas flagrados.
Além de evitar o descarte irregular de lixo, a população também pode colaborar por meio de denúncias para punir infratores. Basta ligar para 0800 082 2600 ou enviar fotos e vídeos pelo Whatsapp 98802-4834.