Geral

Superlua 'rosa' ilumina céu pela primeira vez no ano

Fenômeno poderá ser visto a partir da noite desta segunda-feira (26)

Por Istoé 26/04/2021 19h07
Superlua 'rosa' ilumina céu pela primeira vez no ano
Superlua Rosa - Foto: Reprodução/Web

A Lua entrará na fase cheia entre esta segunda e terça-feira (27) e também estará em seu perigeu, ou seja, o ponto de máxima aproximação com a Terra. Este fenômeno recebe o nome de Superlua, mas neste mês ela também será chamada de "superlua rosa".

O melhor horário para observar a "Superlua" será entre 18h e 19h (horário de Brasília), quando ocorre a primeira hora de visibilidade e é possível perceber variações de tonalidade na luz emitida pelo satélite.

A superlua "rosa" faz referência ao florescimento do musgo rosa (Phlox subulata) e será a primeira de 2021. As condições ideais para ver são ao pôr-do-sol, mas o ápice do fenômeno ocorrerá às 0h33. Devido à sua proximidade com a Terra, a Lua cheia parecerá cerca de 7% maior, segundo a União Italiana de Astrônomos Amadores (Uai). Apesar do tamanho, esta não é a maior. A expectativa é de que a maior superlua ocorra em maio.

"Quando a Lua está no horizonte à medida que nasce ou se põe, temos a ilusão de que é maior porque, baixa como está e espontaneamente em linha com os elementos terrestres em primeiro plano, oferece ao cérebro quase uma comparação dimensional, uma reflexão incondicional que amplia seu tamanho", explica o astrofísico Gianluca Masi, chefe do Projeto Telescópio Virtual.