Samu atende quase 290 ocorrências de doenças cardiovasculares no 1º trimestre deste ano
A médica reforça, ainda, que uma gama de medidas preventivas pode contribuir para a manutenção da saúde do indivíduo

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que as doenças cardiovasculares seguem como umas das principais causas de mortes no mundo, onde a pressão alta está ligada direta ou indiretamente a esses óbitos. Na Semana Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, balanço divulgado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas aponta que, nos três primeiros meses deste ano, foram atendidas 287 ocorrências relacionadas a problemas cardiovasculares.
Os sintomas mais comuns relatados pelos requerentes que sofrem com a pressão alta e que foram atendidos pela Central de Regulação Médica do Samu Alagoas são tontura, dores de cabeça frequentes, dores no peito, palpitações e alteração na visão. A partir da gravidade da doença cardiovascular apresentada pelo paciente durante o teleatendimento, uma ambulância é encaminhada imediatamente para prestar assistência ao cidadão.
“É importante destacar que diversos fatores de risco podem levar o indivíduo a ter hipertensão arterial, a exemplo do sedentarismo, histórico familiar de doenças cardíacas preexistentes, diabetes e níveis elevados de colesterol e triglicérides, entre outras situações. E caso não haja tratamento e nem controle da pressão alta, o indivíduo pode ser acometido por doenças cardiovasculares muito graves, como o infarto agudo do miocárdio, entupimento das artérias e os AVCs [Acidentes Vasculares Cerebrais], que podem ser isquêmicos ou hemorrágicos”, explica a coordenadora Médica da Central Maceió do Samu Alagoas, Martha Valente.
A médica reforça, ainda, que uma gama de medidas preventivas pode contribuir para a manutenção da saúde do indivíduo. “É extremamente importante que as pessoas hipertensivas redobrem os cuidados com a saúde, mantenham as taxas de colesterol e pressão arterial controlados, pratiquem atividades físicas e optem por uma alimentação mais saudável”, salienta, ao informar que para acionar o Samu, basta ligar para o número 192.
Ela orienta que as pessoas que apresentem sintomas relacionados a hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos seus municípios de origem. Ao receberem atendimento, a pressão arterial será aferida e, dependendo do quadro clínico do paciente, ele passará a fazer uso de medicamento diário para controlar a hipertensão, evitando a ocorrência de AVCs.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
