Mutirões de limpeza serão semanais e vão beneficiar quatro mercados públicos de Maceió
Jacintinho, Produção, Tabuleiro e Benedito Bentes irão receber as ações permanentes da Prefeitura

Por decisão do prefeito JHC, os mutirões de limpeza e higienização nos mercados públicos de Maceió serão realizados semanalmente, beneficiando quatro mercados, um a cada semana. Eles começam já a partir do mês de maio, proporcionando a quem frequenta melhores condições de higiene, limpeza e infraestrutura.
O primeiro local beneficiado será o Mercado do Jacintinho, que começa nesta quinta a receber limpeza externa, e nos dias 3 e 4 de maio, passa por lavagem, sanitização, esgotamento de galerias internas, troca de lâmpadas e outros serviços.
Veja o calendário completo de mutirões do mês de maio:
Segunda (3) e terça (4), Mercado e Feirinha do Jacintinho
Domingo (9) e segunda (10), Mercado da Produção
Segunda (17) e terça (18), Mercado e Feirinha do Tabuleiro
Segunda (24), Mercado do Benedito Bentes
Os mutirões vão beneficiar ao menos 2500 permissionários e comerciantes que trabalham dentro dos mercados e no entorno, além de milhares de consumidores.
A ação tem a coordenação do Gabinete Executivo do Prefeito e da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), e conta com a participação das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Sustentável, Assistência Social, Iluminação e da Vigilância Sanitária.
De acordo com o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, os mutirões passam agora a ser uma política de governo, por determinação do prefeito JHC.
“Queremos oferecer melhores condições para os permissionários, e também cobrar deles que mantenham a limpeza e a organização em seus estabelecimentos. Com isso, vamos proporcionar um ambiente mais agradável e seguro na questão sanitária, não só para quem trabalha, mas para quem frequenta esses espaços”, declarou Moura.
Semtabes fará recadastramento de permissionários
Para garantir também mais organização nos mercados, a Semtabes vai iniciar o recadastramento dos permissionários, e as bancas que estiverem em desuso serão repassadas para novos comerciantes.
A Prefeitura também vai cobrar que os vendedores reparem as cerâmicas danificadas em suas bancadas, para garantir mais higiene, e que adquiram lixeiras de no mínimo 60 litros para evitar a destinação de resíduos para as galerias de dejetos.
A pasta também vai ampliar o número de profissionais para a limpeza diária dos mercados, voltados especialmente para corredores e banheiros.
“Os principais beneficiados serão os próprios permissionários, porque vamos conseguir trazer o consumidor de volta a um local onde é possível adquirir todo tipo de alimento fresco, como hortifruti e carnes, a um preço bem mais acessível. Cada um tem que fazer a sua parte e esperamos que os permissionários façam também a parte deles”, afirmou o secretário da Semtabes, Carlos Ronalsa.
Veja também
Últimas notícias

Cantor sertanejo é executado a tiros por criminosos disfarçados de PMs

Policial penal que atirou em entregador é preso no Rio de Janeiro

Programa Celular Seguro recuperou 1.483 aparelhos desde janeiro; veja se o seu está na lista

Polícia Civil investiga homicídio de mulher encontrada morta em estrada vicinal

Alurb realiza intervenções em árvores no bairro da Gruta de Lourdes

Banhistas registram aparição de baleiras-jubarte no Pontal do Peba
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
