Mutirões de limpeza serão semanais e vão beneficiar quatro mercados públicos de Maceió
Jacintinho, Produção, Tabuleiro e Benedito Bentes irão receber as ações permanentes da Prefeitura
Por decisão do prefeito JHC, os mutirões de limpeza e higienização nos mercados públicos de Maceió serão realizados semanalmente, beneficiando quatro mercados, um a cada semana. Eles começam já a partir do mês de maio, proporcionando a quem frequenta melhores condições de higiene, limpeza e infraestrutura.
O primeiro local beneficiado será o Mercado do Jacintinho, que começa nesta quinta a receber limpeza externa, e nos dias 3 e 4 de maio, passa por lavagem, sanitização, esgotamento de galerias internas, troca de lâmpadas e outros serviços.
Veja o calendário completo de mutirões do mês de maio:
Segunda (3) e terça (4), Mercado e Feirinha do Jacintinho
Domingo (9) e segunda (10), Mercado da Produção
Segunda (17) e terça (18), Mercado e Feirinha do Tabuleiro
Segunda (24), Mercado do Benedito Bentes
Os mutirões vão beneficiar ao menos 2500 permissionários e comerciantes que trabalham dentro dos mercados e no entorno, além de milhares de consumidores.
A ação tem a coordenação do Gabinete Executivo do Prefeito e da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), e conta com a participação das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Sustentável, Assistência Social, Iluminação e da Vigilância Sanitária.
De acordo com o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, os mutirões passam agora a ser uma política de governo, por determinação do prefeito JHC.
“Queremos oferecer melhores condições para os permissionários, e também cobrar deles que mantenham a limpeza e a organização em seus estabelecimentos. Com isso, vamos proporcionar um ambiente mais agradável e seguro na questão sanitária, não só para quem trabalha, mas para quem frequenta esses espaços”, declarou Moura.
Semtabes fará recadastramento de permissionários
Para garantir também mais organização nos mercados, a Semtabes vai iniciar o recadastramento dos permissionários, e as bancas que estiverem em desuso serão repassadas para novos comerciantes.
A Prefeitura também vai cobrar que os vendedores reparem as cerâmicas danificadas em suas bancadas, para garantir mais higiene, e que adquiram lixeiras de no mínimo 60 litros para evitar a destinação de resíduos para as galerias de dejetos.
A pasta também vai ampliar o número de profissionais para a limpeza diária dos mercados, voltados especialmente para corredores e banheiros.
“Os principais beneficiados serão os próprios permissionários, porque vamos conseguir trazer o consumidor de volta a um local onde é possível adquirir todo tipo de alimento fresco, como hortifruti e carnes, a um preço bem mais acessível. Cada um tem que fazer a sua parte e esperamos que os permissionários façam também a parte deles”, afirmou o secretário da Semtabes, Carlos Ronalsa.
Veja também
Últimas notícias
Negligência em rodovia é apontada após morte de autor de áudio viral no Sul do Piauí
Saiba em que regiões do Brasil deve chover acima da média no verão
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Motociclista morre em colisão com caminhão em União dos Palmares
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
