Justiça proíbe corte de energia em residência de criança internada em home care
Menina de cinco anos tem microcefalia e síndrome de West e depende de aparelhos para sobreviver

No começo deste ano, uma menina de apenas cinco anos, diagnosticada com microcefalia e síndrome de West, voltou ao convívio familiar graças ao tratamento home care 24h. No entanto, seu bem-estar e permanência junto à família passou a ser uma dúvida em razão dos altos valores das faturas de energia elétrica que a residência passou a registrar, após a instalação dos aparelhos necessários para a sobrevivência da criança.
Em três meses, o total acumulado das faturas já estava próximo de R$ 3 mil, valor impagável para a família que sobrevive com um salário mínimo.
Buscando garantir o melhor para a menina, a defensora pública de União dos Palmares, Nicolle Januzi da Rocha Pereira, ingressou com uma ação contra a Equatorial Energia a fim de impedir o corte da eletricidade e encontrar uma solução para os altos valores cobrados.
O pedido foi acolhido pela justiça na semana passada, que determinou a Equatorial Energia que se abstenha de suspender o fornecimento de energia da casa até o julgamento final da ação, bem como de realizar cobranças que ultrapassem a média de kHw consumidos antes do início dos cuidados home care, até que seja realizada inspeção técnica, por parte da concessionária, capaz de aferir o consumo dos aparelhos utilizados no referido tratamento.
A Defensoria Pública segue acompanhando o caso e pleiteia que, após análise do consumo a ser realizada pela Equatorial, o Estado de Alagoas custeie as despesas relacionadas aos aparelhos que compõem o tratamento em sistema de “Home Care”, incluso o total acumulado até a data da decisão liminar, como forma de resguardar integralmente o direito à saúde da criança.
“É um caso que requer sensibilidade e empatia para garantir, de forma positivada, condições para que as autoras não venham apenas a existir, mas vivam de forma digna em sociedade, com o pleno exercício dos direitos assistenciais, de forma que a compreensão do problema trazido aos autos ultrapassa a questão técnica, tratando-se de demanda intrinsecamente relacionada ao aspecto da ‘humanidade’”, afirma a defensora.
Últimas notícias

Valdemar admite ‘planejamento de golpe’, mas nega crime porque não foi efetivado

Discussão por cachorro pode ter motivado homicídio com chave de fenda em Arapiraca

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Arapiraca

Prefeitura de Palmeira identifica fraudes e reforça fiscalização no Programa Caminhos da Universidade

Prefeitura de Palmeira dos Índios dá início a nova edição do programa Estrada Boa
![[Vídeo] MPF cobra medidas urgentes contra aumento de casos de meningite B em AL](https://img.7segundos.com.br/G64xgqy57R2BaEl5CZFcoEz-NWs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/image-preview-15-1.png)
[Vídeo] MPF cobra medidas urgentes contra aumento de casos de meningite B em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
