Pesquisa indica que 95% maceioenses utilizam cinto de segurança
O levantamento foi divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (07)
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 95% dos Maceioenses disseram sempre usar cinto de segurança quando dirigem ou andam de carro, ou outros automóveis, no banco da frente, inclusive em táxi. O resultado deixa a capital em quinto lugar a nível nacional, ficando atrás de Recife (95,7%), Curitiba e Porto Alegre (ambas com 95,5), Florianópolis (95,4) e Vitória (95,3) registraram proporção maior que a da capital alagoana.
A PNS foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde no ano de 2019, mas foi divulgada nesta sexta-feira (07), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo mostra que a proporção de uso do cinto aumenta de acordo com a idade. Entre as pessoas de 18 a 29 anos, a proporção era de 89,4% em Maceió, enquanto que entre pessoas com idade de 60 anos ou mais, era de 98%. No estado, a média foi de 83,7%.
Por outro lado, a pesquisa mostrou que os números caem drasticamente quando se trata de pessoas que utilizam o cinto de segurança no banco de trás, incluindo táxi. Apenas 68% dos passageiros maiores de idade dissertam usar o cinto sempre. A proporção era de 56,8% entre os jovens de 18 a 29 anos de idade e de 78,5% para as pessoas de 60 anos ou mais.
Proteção em motociclistas
Os dados da PNS apontaram que 95,9% dos motociclistas maiores de idade alegam sempre utilizar capacete. Em Alagoas, a proporção caia para apenas 68,6%.
Assim como no uso de cinto de segurança, a proporção de pessoas que sempre utilizam capacete aumenta de acordo com a idade no estado. Dos jovens entre 18 a 29 anos, apenas 62,1% revelaram utilizar proteção ao dirigir motocicleta. Por outro lado, 75,6% das pessoas de 40 a 59 anos alegaram utilizar capacete.
Últimas notícias
Jovens lideram casos de Aids em Alagoas este ano, aponta Ministério da Saúde
BRB disponibiliza pontos de atendimento para servidores municipais
Escolas estaduais promovem consulta pública para escolha de gestores escolares nesta quarta
[Vídeo] Morador denuncia abandono e reclama de buracos no Loteamento Porto Vitória
Manutenção programada afeta abastecimento de água em Maragogi neste sábado (6)
Polícia Militar de Alagoas efetua 36 prisões durante a 21ª edição da Operação Força Total
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
