Pesquisa indica que 95% maceioenses utilizam cinto de segurança
O levantamento foi divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (07)
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 95% dos Maceioenses disseram sempre usar cinto de segurança quando dirigem ou andam de carro, ou outros automóveis, no banco da frente, inclusive em táxi. O resultado deixa a capital em quinto lugar a nível nacional, ficando atrás de Recife (95,7%), Curitiba e Porto Alegre (ambas com 95,5), Florianópolis (95,4) e Vitória (95,3) registraram proporção maior que a da capital alagoana.
A PNS foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde no ano de 2019, mas foi divulgada nesta sexta-feira (07), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo mostra que a proporção de uso do cinto aumenta de acordo com a idade. Entre as pessoas de 18 a 29 anos, a proporção era de 89,4% em Maceió, enquanto que entre pessoas com idade de 60 anos ou mais, era de 98%. No estado, a média foi de 83,7%.
Por outro lado, a pesquisa mostrou que os números caem drasticamente quando se trata de pessoas que utilizam o cinto de segurança no banco de trás, incluindo táxi. Apenas 68% dos passageiros maiores de idade dissertam usar o cinto sempre. A proporção era de 56,8% entre os jovens de 18 a 29 anos de idade e de 78,5% para as pessoas de 60 anos ou mais.
Proteção em motociclistas
Os dados da PNS apontaram que 95,9% dos motociclistas maiores de idade alegam sempre utilizar capacete. Em Alagoas, a proporção caia para apenas 68,6%.
Assim como no uso de cinto de segurança, a proporção de pessoas que sempre utilizam capacete aumenta de acordo com a idade no estado. Dos jovens entre 18 a 29 anos, apenas 62,1% revelaram utilizar proteção ao dirigir motocicleta. Por outro lado, 75,6% das pessoas de 40 a 59 anos alegaram utilizar capacete.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
