Pesquisa indica que 95% maceioenses utilizam cinto de segurança
O levantamento foi divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (07)
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), 95% dos Maceioenses disseram sempre usar cinto de segurança quando dirigem ou andam de carro, ou outros automóveis, no banco da frente, inclusive em táxi. O resultado deixa a capital em quinto lugar a nível nacional, ficando atrás de Recife (95,7%), Curitiba e Porto Alegre (ambas com 95,5), Florianópolis (95,4) e Vitória (95,3) registraram proporção maior que a da capital alagoana.
A PNS foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde no ano de 2019, mas foi divulgada nesta sexta-feira (07), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo mostra que a proporção de uso do cinto aumenta de acordo com a idade. Entre as pessoas de 18 a 29 anos, a proporção era de 89,4% em Maceió, enquanto que entre pessoas com idade de 60 anos ou mais, era de 98%. No estado, a média foi de 83,7%.
Por outro lado, a pesquisa mostrou que os números caem drasticamente quando se trata de pessoas que utilizam o cinto de segurança no banco de trás, incluindo táxi. Apenas 68% dos passageiros maiores de idade dissertam usar o cinto sempre. A proporção era de 56,8% entre os jovens de 18 a 29 anos de idade e de 78,5% para as pessoas de 60 anos ou mais.
Proteção em motociclistas
Os dados da PNS apontaram que 95,9% dos motociclistas maiores de idade alegam sempre utilizar capacete. Em Alagoas, a proporção caia para apenas 68,6%.
Assim como no uso de cinto de segurança, a proporção de pessoas que sempre utilizam capacete aumenta de acordo com a idade no estado. Dos jovens entre 18 a 29 anos, apenas 62,1% revelaram utilizar proteção ao dirigir motocicleta. Por outro lado, 75,6% das pessoas de 40 a 59 anos alegaram utilizar capacete.
Últimas notícias
Caio Bebeto diz que saúde é a pior pasta do Estado e afirma que setor 'vive na UTI'
Mulher é presa com drogas escondidas nas roupas íntimas no bairro Benedito Bentes
Jovem foi confundido com membro de facção e assassinado em Maceió, diz testemunha
Jovem trans desaparecida é encontrada morta em área de mata em Coqueiro Seco
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
