Depoimento de Eduardo Pazuello à CPI acontece nesta quarta (19)
Ex-ministro da Saúde é tido como uma das principais testemunhas a depor à comissão
Nesta quarta-feira (19), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia receberá o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, em uma das oitivas mais esperadas pelo senadores. Segundo o Senado Federal, a sessão da CPI da Covid-19 terá início às 9h.
Contabilizada a sua interinidade e o período em que ficou oficialmente à frente da Saúde, Pazuello foi o ministro que por mais tempo coordenou os esforços do governo federal no combate à Covid-19, entre maio de 2020 e março de 2021.
Havia a expectativa de que Pazuello pudesse comparecer à CPI em traje militar, mas o comandante do Exército, general Paulo Sergio Nogueira, informou ao senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, que o ex-ministro não irá fardado ao Congresso. Segundo o vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Nogueira julgou a iniciativa como uma "exposição desnecessária" para a Força.
Originalmente, o depoimento de Pazuello estava marcado para o dia 5 de maio, mas acabou transferido para o dia 19 depois que o general da ativa do Exército Brasileiro afirmou ter entrado em contato com duas pessoas que testaram positivo para a Covid-19, de forma que uma quarentena preventiva se fazia necessária.
No entanto, entre a oficialização do adiamento da oitiva e esta quarta-feira, Pazuello esteve pessoalmente com representantes do governo federal. No dia 6, de acordo com o jornal "O Estado de S.Paulo", recebeu no hotel onde mora, em Brasília, a visita de Onyx Lorenzoni (DEM), ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Três dias depois, como mostrou a CNN, tomou café da manhã com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada.
A ligação entre o ex-ministro e o governo federal também ficou em evidência quando a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) em nome de Pazuello para que o general possa ficar em silêncio quando for questionado pelos senadores.
O benefício foi concedido pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski, que decidiu pelo direito ao silêncio quando o depoente entender que há o risco de autoincriminação diante de questionamentos feitos no âmbito da CPI.
De acordo com apuração do analista de política da CNN Caio Junqueira, mesmo com a "blindagem" garantida pelo STF, Pazuello tem dito a interlocutores que pretende falar aos senadores, aproveitando a ocasião para dar destaque ao que julga como pontos positivos de sua gestão. O direito ao silêncio, contudo, será utilizado quando seus advogados, que estarão pessoalmente com o ex-ministro, recomendarem.
A expectativa é que Pazuello tente poupar o presidente Jair Bolsonaro de ser visto como responsável pelas diretrizes do Ministério da Saúde.
'Um manda e o outro obedece'
O ministro provavelmente terá de responder sobre as possíveis interferências do presidente Bolsonaro nos processos de compra das vacinas contra a Covid-19.
Em outubro de 2020, Bolsonaro desautorizou Pazuello, que havia anunciado a compra de 46 milhões de doses da Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, que é ligado ao governo de São Paulo, cujo chefe é João Doria, rival político do presidente.
Em transmissão ao vivo nas redes sociais do presidente, um dia depois de ter de voltar atrás na compra das vacinas, Pazuello resumiu: "é simples assim: um manda e o outro obedece".
Porém, em janeiro de 2021, o governo voltou atrás e fechou contrato de compra de 46 milhões de doses da Coronavac com o Instituto Butantan.
Veja também
Últimas notícias
Copeve divulga calendário de convocação para aprovados no Sisu Ufal 2026
Banco de Leite Humano do HU precisa de doações urgentes para atender recém-nascidos
Polícia investiga fotos que circulam após desaparecimento de mulher no Vergel do Lago
Governo Federal reconhece situação de emergência em Ouro Branco
Mega Operação Fecha Mês da WS Estofados traz ofertas imperdíveis em Arapiraca
Carnafolia promete arrastão de muita música e animação em Junqueiro
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
