Datafolha: 91% dos brasileiros pretendem se vacinar ou já se vacinaram
Apenas 8% não se imunizaram e nem pretendem, aponta pesquisa. Levantamento foi realizado nos dias 11 e 12 de maio

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, na noite desta terça-feira (18/5), mostra que 91% dos brasileiros pretendem se vacinar ou já se vacinaram contra a Covid-19. Outros 8% não pretendem se imunizar e uma fração de 1% preferiu não opinar.
Segundo o instituto, os números confirmam a tendência de crescimento da adesão à imunização. Na pesquisa de dezembro de 2020, os pró-vacina somavam 73%. Em janeiro, logo após as primeiras doses serem aplicadas, esse percentual subiu para 81%.
Entre os que são favoráveis à vacinação, 25% afirmam ter tomado a primeira ou segunda dose da vacina, um salto em relação à pesquisa de março, quando os vacinados compunham uma parcela de 5% dos entrevistados.
Essa alta é impulsionada pelo grupo dos maiores de 60 anos, grupo que registrou a maior parcela de óbitos por Covid-19 e foi priorizado no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Nessa faixa etária, 92% já receberam ao menos uma das doses.
Dois em cada três (66%) dos entrevistados ainda não puderam ser imunizados, mas declaram que pretendem se vacinar. Entre os entrevistados com idade entre 45 e 59 anos, que devem ser vacinados assim que acabarem os grupos prioritários, esse índice chega a 85%.
A pesquisa foi realizada com 2.071 brasileiros com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Vacinação no Brasil
Até o momento, o Brasil aplicou quase 60 milhões de doses de vacinas contra a Covid, somando a primeira e a segunda doses, de acordo com novo balanço do consórcio de veículos de imprensa, consolidados às 20h desta terça. São 59.609.468 doses aplicadas em todo o país.
Os dados apontam que 39.897.840 pessoas receberam a primeira dose de vacina, o que representa 18,84% da população brasileira. Já a segunda dose foi aplicada em 19.711.628 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal (9,31% da população).
A campanha de imunização contra a Covid-19 conta, atualmente, com três imunizantes: a Coronavac (parceria entre o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, ligado ao governo paulista); Oxford/AstraZeneca (desenvolvida na Inglaterra e produzida no Brasil pela Fiocruz); e a Pfizer/BioNTech (desenvolvida pelo laboratório norte-americano e por empresa alemã).
Veja também
Últimas notícias

Usuário de drogas é executado a tiros no retorno do Monte Verde, em Antares

Desaparecido há dias, homem é encontrado morto e amarrado em jangada no Litoral Norte de Alagoas

Caso Ana Beatriz: corpo da adolescente é localizado durante novas buscas no Litoral Norte

Vigilância Sanitária de Arapiraca orienta sobre comercialização de creme dental proibido pela Anvisa

Peixe carnívoro deixa homem ferido nas águas do Rio São Francisco em AL

Ações da PM apreendem três armas de fogo e 1,3 kg de drogas no interior
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
