Anvisa recebe novos documentos sobre pedido de importação da vacina Sputnik V contra Covid-19
No final do mês passado, o órgão regulador brasileiro decidiu rejeitar, por unanimidade, pedido de importação da Sputnik V

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta sexta-feira ter recebido uma nova documentação referente ao pedido de importação para uso emergencial da vacina russa Sputnik V feito pelos estados do Nordeste do país.
"A documentação adicional foi apensada ao processo de solicitação de importação da vacina e ainda será avaliada pela Anvisa como parte do novo pedido de importação pelos estados da Bahia e do Maranhão", disse o órgão, em comunicado.
Atualmente, a Anvisa avalia um pedido de importação do imunizante realizado pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, além de um segundo pedido feito pelos estados da Bahia, Maranhão, Ceará, Sergipe e Pernambuco.
No final do mês passado, o órgão regulador brasileiro decidiu rejeitar, por unanimidade, pedido de importação da Sputnik V, alegando falta de informações suficientes para garantir a segurança, a qualidade e a eficácia do imunizante. A agência citou a presença de adenovírus replicante na vacina como um dos principais pontos críticos observados pela área técnica na análise do imunizante.
Em nota, governadores do Consórcio Nordeste disseram estar otimistas e esperam uma aprovação rápida da Sputink V a partir da entrega de novos documentos.
"O documento entregue nesta sexta-feira à Anvisa é o último que faltava. Agora, esperamos que o órgão de vigilância sanitária brasileiro cumpra a Lei 14.124/21, que autoriza a importação excepcional de imunizantes já aprovados em outros países e dê seu parecer favorável para o uso da vacina Sputnik V no Brasil", disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador da temática de vacinas contra a Covid-19 no Fórum Nacional de Governadores.
Últimas notícias

Aulão interativo da Semed prepara estudantes para o Saeb em escolas municipais

STF cancela passaporte de Silas Malafaia e proíbe contato com Bolsonaro

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
