Malta é 1º país da UE a alcançar imunidade de grupo, anuncia governo
País já aplicou 1ª dose da vacina em 70% dos adultos
O ministro da Saúde de Malta, Chris Fearne, anunciou que o país alcançou a chamada imunidade de grupo contra a covid-19, por já ter vacinado 70% da população adulta com pelo menos uma dose. A partir de julho, o uso da máscara poderá deixar de ser obrigatório, se o número de contágios permanecer baixo.
O governo maltês ampliou a vacinação a grupos etários mais jovens. Quem tiver mais de 16 anos já pode avançar para a primeira dose. O próximo passo visa aos menores a partir dos 12 anos, mas o Executivo ainda aguarda luz verde das autoridades médicas europeias.
"As vacinas estão sendo administradas à taxa de uma a cada cinco segundos", disse Chris Fearne, acrescentando que "42% da população adulta receberam duas doses".
Na última semana, Malta registou uma média de três novos casos de covid-19 por dia, correspondendo a uma taxa de 0,2% de resultados positivos.
O pico da pandemia foi atingido em meados de março, com mais de 300 casos diários.
O ministro anunciou a possibilidade de suspender a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre para as pessoas vacinadas, a partir do início de julho, se o número de novos casos permanecer baixo.
Nas praias da ilha do Mediterrâneo, será suspensa a ordem do uso de máscara para todos os banhistas.
As restrições a ginásios e piscinas também foram suspensas e o horário de fechamento de restaurantes, cafés e bares deixou de ser as 17h, ficando estendido até a meia-noite.
Veja também
Últimas notícias
Justiça italiana autoriza extradição de ex-deputada Carla Zambelli
Esquilos são flagrados “fumando” vapes em parque e cena viraliza
Saiba quais trechos de rodovias estaduais foram federalizados em Alagoas
Thais Carla “estranha” mudança no corpo após emagrecer 90 kg
Real Madrid operou Mbappé errado? Entenda meme que viralizou nas redes
Filiação de Gaspar ao PL confirma plano vazado em anotações de Flávio Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
