Covid -19

Covid-19: Prefeitura de Maceió inicia vacinação de agentes de trânsito da SMTT

JHC acompanhou o início da imunização da categoria nesta quarta-feira (26)

Por 7Segundos 26/05/2021 10h10 - Atualizado em 26/05/2021 10h10
Covid-19: Prefeitura de Maceió inicia vacinação de agentes de trânsito da SMTT
JHC acompanha vacinação de agentes da SMTT - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

A Prefeitura de Maceió começou a vacinar nesta quarta-feira (26) agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) contra a Covid-19. A categoria será vacinada na própria sede do órgão, na Avenida Durval de Góes Monteiro, onde vai funcionar um posto exclusivo para este grupo prioritário.

A ação, desta manhã, contou com a presença do prefeito JHC (PSB). "Hoje a gente tá vacinando uma categoria muito importante, inclusive para a nossa vacinação. Vale lembrar que mesmo em período de corujão, vacinação 24 horas, embaixo de chuva, sol, sempre em contato com a população, os agentes compõe a linha de frente da vacinação em nossa capital", enfatizou JHC.

O primeiro agente de trânsito a ser vacinado foi Márcio Wamberto. Ele venceu a luta contra a Covid-19 em janeiro deste ano. "Meu tratamento foi todo na rede pública. Entrei na UPA do Benedito Bentes e meia hora depois fui intubado e transportado por uma Unidade de Suporte Avançado e tratado no Hospital da Mulher. Meu comprometimento pulmonar chegou a 90%. Tive complicações renais, no intestino e duas paradas cardíacas. Nasci de novo", contou.

Márcio Wamberto revelou a alegria em ser o primeiro agente de trânsito da capital a ser imunizado. "É muito gratificante, é uma alegria imensa. Segurar esse cartão [de vacinação] é como tivesse segurando pela primeira vez a sua carteira de identidade. Representa dignidade e alegria. As pessoas precisam usar máscara, higienizar as mãos com água, sabão, álcool, cuidar das pessoas. A sociedade está carente de amor. E amar também é cuidar", complementou o agente.

Márcio Wamberto foi o primeiro agente de trânsito a ser vacinado - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

O 7Segundos também conversou com Raphaella Barbosa - primeira agente mulher a ser vacinada em Maceió. "É um momento histórico, aguardado por toda categoria. Enquanto a gente via várias categorias se vacinando, a gente ficava na expectativa também que chegasse o nosso momento. O pessoal estava nas ruas se expondo desde o começo da pandemia e quando iniciou a vacinação foi a categoria que estava prestando apoio na organização", conta.

Raphaella Barbosa conta sobre o alívio em receber a vacina. Ela teve parentes e amigos que tiveram a forma grave da doença. "Esse momento de vacinação vai dar um alívio, mesmo sabendo que não vai prevenir todos os casos, mas só o fato de saber que não vai agravar, precisar de hospital, é muito bom", disse a agente. 

Raphaella Barbosa, primeira agente mulher a ser vacinada - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

DIREITO À VACINAÇÃO

De acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, que trata sobre a Segurança Pública, a segurança viária é exercida para a preservação da ordem pública e da isenção de danos para as pessoas e o seu patrimônio nas vias públicas.

Os agentes de trânsito são integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que também é composto pelos agentes penitenciários, pelas guardas municipais e pelos demais integrantes estratégicos e operacionais, que atuam nos limites de suas competências, de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.