Covid -19

Presidente da OAB-AL encaminha ofício ao secretário de Saúde solicitando vacinação para a advocacia

Segundo o presidente, em um total de 18 mil advogados e advogadas em Alagoas, apenas 2.500 foram vacinados

Por Ascom OAB-AL 02/06/2021 15h03
Presidente da OAB-AL encaminha ofício ao secretário de Saúde solicitando vacinação para a advocacia
Presidente da OAB-AL encaminha ofício ao secretário de Saúde solicitando vacinação para a advocacia - Foto: Ascom OAB-AL

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Nivaldo Barbosa Jr. encaminhou ofício para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), solicitando a inclusão da advocacia alagoana na fila prioritária da vacinação contra a Covid-19. O pedido também foi feito ao secretário Alexandre Ayres, durante reunião nessa terça-feira (1), na sede da Secretaria.

De acordo com o presidente Nivaldo Barbosa, durante a pandemia a advocacia seguiu atuando e se expondo em diligências em delegacias, presídios, recebendo clientes que não possuíam equipamentos necessários para reuniões ou audiências virtuais, e, em alguns casos, participando de audiências presenciais nos fóruns e varas em todo o estado.

“Na verdade, os escritórios e casas dos advogados e advogadas passaram a ser o local da prática de diversos atos processuais, especialmente da realização das audiências, o que exige a participação presencial de clientes e testemunhas, já que a esmagadora maioria das pessoas não dispõem dos equipamentos, acesso adequado à internet e conhecimento técnico para manusear as múltiplas ferramentas virtuais disponibilizadas pelo Judiciário”, explicou.

Ainda de acordo com o presidente, em um total de 18 mil advogados e advogadas em Alagoas, apenas os acima de 59 anos e com comorbidades foram contemplados com a vacina, o que representa algo em torno de 2.500 pessoas.

O secretário Alexandre Ayres se prontificou a analisar a situação da advocacia alagoana, mas alertou ao presidente Nivaldo Barbosa Jr. que se submete a restrições do Plano Nacional de Imunização.