Estudante da Ufal conclui doutorado em Linguística aos 24 anos
Silvio Nunes cursou graduação, especialização, mestrado e doutorado no período de oito anos
A trajetória acadêmica de Silvio Nunes é impressionante. No intervalo de oito anos, ele cursou a graduação em Letras-Português na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e fez a especialização, o mestrado e o doutorado em Linguística na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Agora, aos 24 anos, ele está entre os mais jovens doutores do país.
A cronologia acadêmica de Silvio é a seguinte: conclusão do ensino médio, em 2012; graduação em Letras, em 2016; Especialização em 2017, dissertação de mestrado defendida em 2019; tese de doutorado defendida em 13 de maio de 2021. Ele sempre estudou em instituições públicas e, atualmente, é professor substituto de Linguística da Faculdade de Letras (Fale) da Ufal e professor efetivo da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios.
Essas conquistas acadêmicas são fruto de uma grande dedicação aos estudos. “Cursei ensino fundamental e médio em escolas do município de Maribondo. Gosto de estudar desde muito cedo. Minha mãe é professora do fundamental e foi com ela que aprendi a ler, a escrever e algumas outras habilidades, antes mesmo de chegar no ensino fundamental”, narrou o jovem.
Como sempre admirou a profissão da mãe, Silvio seguiu o caminho da licenciatura. “Sonhava em um dia ocupar essa posição, especialmente na rede pública. Com 15 anos, quando cursei o último ano do ensino médio, precisei me preparar para o Enem e os vestibulares de modo bastante autônomo. Quando chegava da escola dedicava um tempo para estudar questões de provas já aplicadas (de Enem e vestibulares de universidades estaduais), bem como assistir a videoaulas”, contou o jovem
Com tanta dedicação, o objetivo começou a ser alcançado quando Silvio Nunes foi aprovado no curso de Letras-Português da Uneal, no início de 2013, aos 16 anos. “Concluí o curso no segundo semestre de 2016. Logo depois, em março de 2017, iniciei o mestrado em Linguística na Ufal. Em maio de 2021, concluí o doutorado também na Ufal”, detalhou Silvio.
O jovem doutor compartilha as alegrias e as motivações de cada etapa alcançada. “Costumo dizer que essa conquista foi coletiva. Não me aproprio do discurso da meritocracia por este não possibilitar uma articulação com o social. Cheguei ao doutorado porque aproveitei as oportunidades que as universidades públicas e gratuitas me deram. Minha família, meus amigos, minha orientadora, Rita Zozzoli, professores, grupos de pesquisa, foram essenciais para alcançar essa meta”, destacou Silvio.
O pesquisador pretende continuar trabalhando para a melhoria da qualidade do ensino público. “Concluir o doutorado, para mim, foi uma grande realização profissional que me permite alçar voos mais altos e novos desafios. Minhas pesquisas de mestrado e doutorado tiveram foco no ensino (fundamental e superior) de língua portuguesa. Academicamente, meu interesse é de realizar estudo sobre formação de professores na perspectiva da Linguística Aplicada, área na qual estou situado há alguns anos”, ressaltou.
Silvio Nunes espera que as universidades públicas sejam fortalecidas, porque é nelas que pretende atuar. As universidades federais estão sofrendo cortes nos orçamentos que comprometem, inclusive, a possibilidade de realização de concursos públicos, mas, a perspectiva é que a situação precisa mudar. “Profissionalmente, meu objetivo é ser aprovado em concurso para professor efetivo de alguma instituição pública de ensino superior”, concluiu o pesquisador.
Últimas notícias
Autor de homicídio contra o próprio avô é preso por assassinar outro homem em Girau do Ponciano
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Comerciante de Craíbas está desaparecido há quatro dias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
