“Não recebi ordem para interromper”, diz Élcio sobre negociações com o Butantan
Declaração difere da versão dada pelo diretor do Butantan, Dimas Covas
O secretário-executivo do Ministério da Saúde na gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello, Élcio Franco afirmou durante oitiva à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, nesta quarta-feira (09), que as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra a CoronaVac não atrasaram a compra da vacina pelo governo federal.
A declaração difere da versão dada pelo diretor do Butantan, Dimas Covas, à CPI, no último dia 27. "Não recebi ordem para interromper. E as tratativas continuaram. O Instituto Butantan, o Dr. Dimas, tinha o eu telefone. Em caso de alguma dificuldade de comunicação, poderiam ter mandando para o meu WhatsApp e conversado comigo", informou Élcio.
Na CPI, Covas afirmou que, “as tratativas não progrediram”, apesar das “insistências em contatos”. Segundo o diretor, até outubro de 2020, as ofertas “não tiveram resposta positiva”. Mas as negociações avançaram e, no dia 20 daquele mês, estava previsto o anúncio da aquisição da CoronaVac. “Seria até uma comemoração capitaneada pelo então ministro da Saúde no anúncio dessa vacina", lembrou Covas.
Na véspera do evento, porém, Bolsonaro deu entrevistas e divulgou em suas redes sociais que havia mandado cancelar o contrato. “Não abro mão da minha autoridade”, reforçou o presidente. Na sequência, Pazuello gravou um vídeo ao lado de Bolsonaro afirmando: “É simples assim. Um manda e o outro obedece”. A fala do diretor do Butantan contraria o depoimento de Pazuello, que afirmou que a posição do presidente “não interferiu em nada”.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
