Professora de Rio Largo tem contribuição previdenciária suspensa
Reforma da Previdência Estadual de 2019 aumentou incidência da contribuição para aposentados e pensionistas

Uma professora aposentada teve a cobrança da contribuição previdenciária suspensa nesta quinta-feira (10) pela Alagoas Previdência e o Estado de Alagoas, por determinação da juíza Marcli Guimarães de Aguiar, da 1ª Vara de Rio Largo.
A professora tinha se aposentado nos moldes da Lei Complementar Estadual nº 52/2019 (Reforma da Previdência Estadual), que estabeleceu que a contribuição dos aposentados e pensionistas deveria ser cobrada sobre o valor que superar um salário mínimo. Com a regra anterior, a incidência era apenas sobre o valor acima do teto do Regime Geral de Previdência Social.
“O que se discute, na verdade, não é a simples majoração de 11% para 14%, ou mesmo a implantação de 14% para aqueles que auferem proventos superiores ao salário mínimo. Em verdade, o que se examina, repiso, é a tributação de aposentados e pensionistas em afronta ao art. 40, § 18, da Constituição Federal”, diz a sentença.
Com a mudança, a servidora relatou ter sido surpreendida com uma redução de R$ 529,29 do seu salário, cujo valor total bruto era de R$ 4.825,54. A juíza considera que a atuação do Estado feriu direitos sociais como saúde, alimentação, moradia e transporte, em especial no contexto da pandemia de Covid-19.
“A incidência de elevada carga tributária reduz sobremaneira os parcos rendimentos de aposentados e pensionistas que, de modo geral deveriam ter seus direitos salvaguardados pelo Estado”, afirmou Marcli Guimarães.
A magistrada frisou ainda que “o equilíbrio atuarial não pode ser lançado à responsabilidade, apenas, daqueles que formam a parte mais frágil do sistema, que são, no caso ventilado nos autos, aposentados e pensionistas”.
Últimas notícias

Julho Amarelo: Unidades de Saúde realizam DIA D para a população e levam informação e prevenção sobre as hepatites virais

Secretaria de Cultura de Penedo convoca artesãos interessados em expor na Feicusal

Prefeitura de Penedo amplia o Programa Saúde Bucal Noturno

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
