Transporte público na capital vive onda de crise em meio à pandemia
Neste período foram contabilizados 1.727.110 passageiros, enquanto que, no ano anterior, foram 5.513.978, mais que o triplo

O mês de maio de 2020, o primeiro ano da pandemia do novo coronavírus, registrou uma queda de aproximadamente 70% no número de passageiros de ônibus em Maceió, quando comparado ao mesmo período em 2019.
Os dados são do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb). Neste período foram contabilizados 1.727.110 passageiros, enquanto que, no ano anterior, foram 5.513.978, mais que o triplo.
"A pandemia agravou um quadro que já estava se deteriorando há muito tempo. As empresas atuaram durante três anos com uma tarifa 'congelada' e desatualizada - o último reajuste havia ocorrido em fevereiro de 2018", relatou o presidente do Sinturb, Guilherme Borges.
Vale lembrar que duas empresas vivem essa onda de crise. Desde o ano passado, funcionários da Veleiro cobravam salários atrasados, e nesta semana, foi a vez da Cidade de Maceió, que teve suas viagens canceladas no início da semana, devido a uma paralisação dos trabalhadores.
Guilherme explica que isso, somado ao fato de que a média de passageiros vem caindo consideravelmente desde 2014, colocou o setor do transporte público em uma realidade "extremamente delicada".
"Logo no primeiro mês de pandemia, registramos uma queda de mais de meio milhão de passageiros em comparação com o mês anterior. No mês seguinte, a queda foi ainda maior: quase dois milhões de passageiros a menos".
O presidente ainda analisou que, quando comparados o ano anterior com o seguinte, a queda foi de mais de 27,7 milhões de passageiros, representando 45,6%. Por mês, são 2.313.156 a menos.
"O sistema tem operado de forma deficitária, com acúmulo de prejuízos para o setor, e enquanto não for possível alcançar o equilíbrio econômico-financeiro, é necessário que a prefeitura forneça subsídios para que não ocorra um colapso no transporte público de Maceió", ressaltou.
Últimas notícias

Polícia Federal investiga crimes eleitorais e vereador de Maceió é suspeito de liderar grupo

Jovem é preso por violência doméstica contra esposa em Campestre

Plenário do STF decide hoje se mantém ordem de prisão “imediata” de Collor

Equipe da Equatorial é ameaçada com faca durante corte de energia em Arapiraca
![[Vídeo] Advogado fala sobre a difícil recuperação de Maria Daniela, vítima de estupro em Coité do Nóia](https://img.7segundos.com.br/ScfMw5BTsStI5Ys473oQBLjQVWw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/advogado-5.png)
[Vídeo] Advogado fala sobre a difícil recuperação de Maria Daniela, vítima de estupro em Coité do Nóia

Ex-presidente Fernando Collor está sob custódia na sede da Polícia Federal em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
