Casal explica mudanças para clientes de 10 cidades a partir desta quinta (1º)
BRK Ambiental assume serviços de distribuição e atendimento ao cliente
Após o leilão dos serviços de saneamento, ocorrido em setembro de 2020, a assinatura do contrato, em dezembro, e seis meses de operação compartilhada, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) inicia, a partir desta quinta-feira (1º), uma nova forma de trabalho em 10 cidades da chamada Região Metropolitana de Maceió (RMM).
Nesses locais, conforme previa o edital do leilão e o contrato assinado pelo Governo do Estado, a Companhia fica responsável pela captação da água bruta nos mananciais e pelo tratamento do líquido nas respectivas Estações de Tratamento de Água (ETA’s).
A empresa BRK Ambiental, vencedora do leilão, por sua vez, ficará responsável pela distribuição da água e pelos serviços de esgotamento sanitário. A mudança vale para as seguintes cidades: Maceió, Barra de São Miguel, Paripueira, Messias, Rio Largo, Murici, Satuba, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Pilar.
Nesses locais, todos os serviços aos clientes passam a ser feitos pela nova concessionária a partir do dia 1° de julho, entre os quais os seguintes: emissão de fatura em formulário próprio; reclamação sobre falta de água; retirada de vazamentos; recomposição asfáltica; mudança de titularidade; contestação do valor da conta; transbordo de esgoto; pedido de ligação nova; solicitação de segunda via de conta; entre outras demandas.
As cidades de Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio e Atalaia também fazem parte da RMM, porém, elas não eram atendidas pela Casal por possuírem os Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE’s), os quais foram incorporados integralmente pela BRK, ou seja, nessas localidades a Casal não terá nenhuma atuação.
Por meio desse novo modelo de atuação, a Companhia fica responsável pela captação e tratamento da água, que será repassada para o parceiro privado distribuir aos clientes das 10 cidades da RMM durante os 35 anos da concessão.
A partir da entrada em operação do parceiro privado, que teve a empresa BRK Ambiental como vencedora do leilão, há um prazo, conforme estabelecido no edital, de seis anos para que haja a universalização do fornecimento de água e de até 16 anos para que haja a universalização do esgotamento sanitário em toda a Região Metropolitana de Maceió, que totaliza 13 municípios, incluindo a capital.
O investimento esperado é em torno de R$ 2,6 bilhões, que será captado e investido pelo parceiro privado.
Últimas notícias
JHC celebra bilhões no IPREV enquanto Banco Master segue na mira das autoridades
Amazon anuncia demissão de cerca de 16 mil funcionários
Educação de Maceió abre inscrições para a Jornada Pedagógica 2026
Como funciona o modo de segurança do WhatsApp contra ataques virtuais
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8
Fraude no INSS: veja como contestar descontos; prazo vai até 20 de março
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
