Seris investe em tecnologia e fortalece segurança do sistema prisional
Equipamentos de inspeção corporal são importante aliado dos policiais penais durante os procedimentos de revista

Investir em tecnologia para fortalecer a segurança do sistema prisional alagoano é uma das prioridades da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Nesse sentido, um equipamento, em especial, tornou-se um importante aliado dos policiais penais durante a realização das revistas. Trata-se do body scan, também conhecido como scanner corporal.
Com ele, a Seris vem modernizando as unidades prisionais e, portanto, favorecendo a destreza e experiência dos policiais durante os procedimentos de segurança. Além de aportar recursos próprios na locação das máquinas, a Secretaria também conta com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que, recentemente, doou um dos equipamentos.
O body scan opera com baixa exposição à radiação. Segue todas as normas brasileiras do setor, conforme aprovação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), possibilitando, inclusive, a inspeção em crianças, idosos e gestantes.
O scanner corporal possui cabine blindada e tecnologia de raio-x que permite atravessar as camadas da pele e, com isso, visualizar as cavidades do corpo humano e, eventualmente, a presença de algum material ilícito. Com o equipamento, portanto, o policial penal pode realizar a revista sem que haja qualquer constrangimento ao visitante.
O escaneamento completo do corpo leva apenas 15 segundos, gerando imagens em alta resolução e que podem ser armazenadas por até seis meses, não havendo a necessidade de contato físico entre o policial penal e o visitante – que, no entanto, pode também ser submetido à revista física sempre que houver fundada suspeita.
“O body scan é uma tecnologia que, sem dúvida, veio para aprimorar o trabalho da Polícia Penal. Todos os visitantes, sem exceção, devem passar pelo escaneamento. E vamos seguir trabalhando no sentido de coibir toda e qualquer tentativa de ingresso, nas unidades prisionais, com quaisquer materiais ilícitos”, afirma o chefe especial de Gestão Penitenciária, policial penal Milton Pereira.
Últimas notícias

Festival de Inverno encerra programação nesta quarta (20) com grandes shows no aniversário de Palmeira

Palmeira dos Índios celebrou 136 anos com tradicional Desfile Cívico nesta quarta-feira (20)

Após deputado alagoano Alfredo Gaspar ser confirmado relator da CPMI, Lula se reúne com Hugo Motta
![[Vídeo] Guardiões do Velho Chico: combate à pesca predatória protege vida e sustento no São Francisco](https://img.7segundos.com.br/ohG77SBMJiYKr1JcAuFJVi8DN10=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fpi-8.jpg)
[Vídeo] Guardiões do Velho Chico: combate à pesca predatória protege vida e sustento no São Francisco

Fabio Costa é escolhido para CPMI do INSS e promete apuração rigorosa dos bilhões desviados

Prefeitura de Rio Largo assina adesão ao Selo UNICEF 2025–2028
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
