Fiscalização para coibir descarte irregular é intensificada em Maceió
A ação visa manter as áreas públicas em perfeito estado para o convívio social da capital

Visando manter as áreas públicas em perfeito estado para o convívio social do maceioense, a Prefeitura de Maceió tem reforçado as ações de fiscalização para inibir o descarte irregular de lixo. Desde o início da gestão do prefeito JHC, já são mais de 230 notificações e 180 autuações em toda a capital.
Somente nos últimos dois meses, as equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) atuaram em mais de 110 demandas, entre denúncias e exercícios de rotina, sendo 80 notificações e 33 autuações.
Praças, terrenos, calçadas e outros locais a céu aberto são destinos de móveis inservíveis, restos de poda de árvores, resíduos domésticos e de construção civil. Atualmente, mais de 180 pontos crônicos de descarte irregular estão mapeados pela Superintendência. Neles, um total de 98 mil toneladas de resíduos já foram recolhidas desde janeiro.
O superintendente da Sudes, Ivens Peixoto, explica que o mapeamento ajuda o órgão a agir com mais energia em pontos específicos e destaca que a população precisa fazer a parte dela. “Saber onde atuar com mais força é fundamental para diminuir as irregularidades. Mas sofremos com a falta de adesão da comunidade aos cuidados do local, que insiste nas práticas negativas. A fiscalização vira nossa grande alternativa para coibir o descarte incorreto, notificando e autuando infratores e, de certa forma, educando-os”, afirmou.
O descarte de resíduos em vias públicas ou áreas verdes é uma irregularidade passível de multa, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana. A legislação estabelece valores que vão de R$ 120,00 a R$ 30 mil, de acordo com a gravidade do caso. As multas são válidas para cidadãos e empresas flagrados.
Recuperação de pontos crônicos
A alternativa alcançada pela Prefeitura de Maceió para modificar a realidade de alguns pontos de lixo da cidade foi a arborização. Somente no mês de junho, um local no Conjunto José Tenório e outro na Jatiúca foram limpos e receberam o plantio de mudas.
Ao todo, foram retirados mais de 190 toneladas de resíduos dos dois locais e plantadas mais de 70 mudas de árvores nativas, como ipês, craibeiras, aroeiras e oitis.
Além de evitar o descarte irregular de lixo, a população também pode colaborar por meio de denúncias para punir infratores. Basta ligar para 0800 082 2600 ou enviar fotos e vídeos pelo WhatsApp 98802-4834.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
