Bispo alagoano vítima de covid-19 recebe homenagem após um ano de sua morte
Um ano da morte de Dom Henrique Soares será marcado por Missa e lançamento de instituto
A vida de Dom Henrique Soares da Costa, que faleceu há um ano, será lembrada em Maceió com uma programação durante este sábado (17). Uma Missa presidida por Dom Ruy Gonçalves, bispo de Caruaru, às 9h na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres e o lançamento do Instituto Dom Henrique Soares, às 20h, serão transmitidos pelo Youtube e marcarão a homenagem ao bispo alagoano.
No dia 18 de julho de 2020, os católicos foram surpreendidos com a morte de Dom Henrique Soares da Costa, o segundo bispo brasileiro que faleceu por complicações da Covid-19. Desde 2014, ele era bispo da Diocese de Palmares, Pernambuco.
A Celebração Eucarística acontecerá na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, no Centro de Maceió, e será presidida por Dom Ruy Gonçalves, bispo de Caruaru, que foi amigo de Dom Henrique Soares. Estarão presentes a família Soares da Costa e padres das arquidioceses de Maceió, de Olinda e Recife, das dioceses Penedo, Palmares e Garanhuns. A celebração será aberta ao público, seguindo o protocolo de higienização e distanciamento social.
Para preservar a história e o legado, Dom Henrique Soares ganhará um instituto que será lançado às 20h em uma live especial com depoimentos, partilhas de experiências, música e homenagens. O Instituto Dom Henrique Soares da Costa, além de promover os escritos e conteúdos gravados pelo sacerdote, vai desenvolver ações de caráter cultural, artístico, educacional, social, beneficente e assistencial.
Clara Soares da Costa, irmã de Dom Henrique e diretora-presidente da instituição, enfatiza que o momento é marcado por um misto de sentimentos. “É um momento de alegria, porque temos a certeza de que na eternidade Dom Henrique vive a plena felicidade de estar todo possuído por Deus, pois ele desejou e buscou isso durante a sua vida. É também um momento de saudade, porque parece que sua partida aconteceu em sonho e que ainda não acordamos para esta dura realidade. No entanto, o mais lindo de tudo isso é que a sua imagem se perpetua no coração dos seus filhos espirituais”, pontua.
A diretora-presidente do Instituto Dom Henrique Soares da Costa (IDHSC) acrescenta que a nova instituição vai ecoar o que o sacerdote ensinou: “A expectativa é que o Instituto venha para tornar os ensinamentos de Dom Henrique cada vez mais presentes na vida do povo de Deus”.
A programação por ocasião de um ano da morte de Dom Henrique será transmitida ao vivo pelo link https://www.youtube.com/DomHenriqueSoaresOficial/. Os detalhes de cada momento vão ser compartilhados no Instagram através do perfil @domhenriquesoares.
Trajetória
Dom Henrique Soares da Costa nasceu em Penedo e estudou no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, Maceió, onde também foi professor. Ordenado sacerdote por Dom Edvaldo Amaral, se tornou reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento. Foi membro do Conselho Presbiteral, do Cabido Metropolitano, do Colégio de Consultores e coordenador da Comissão de Formação Política. Foi sagrado bispo em 2009 por Dom Antônio Mun Fernandes, arcebispo de Maceió, assumiu a Arquidiocese de Aracaju como bispo-auxiliar e em 2014 se tornou bispo da Diocese de Palmares.
Últimas notícias
Homem pula pela janela de carro e salva crianças de acidente em MG
BBB26: Avon ironiza maquiagem de Maxiane após choro
Cibele Moura volta a cobrar leis mais rigorosas, após assédio filmado contra menina de 11 anos em Maceió
GO: secretário de prefeitura mata filhos e tira a própria vida
Vorcaro teria relatado pagamento de R$ 20 milhões à empresa de Toffoli
Lula x Bolsonaro: disputa pelo Senado em AL reflete polarização nacional
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
