“Ninguém está preparado 100%”, diz secretário da Educação sobre volta às aulas
Aulas presenciais serão retomadas de forma gradual, a partir do dia 16 de agosto

O secretário de de Estado da Educação de Alagoas, Rafael Brito, foi o entrevistado nesta quarta-feira (20) na Rede Antena 7. Ao radialista Angelo Farias, o secretário falou sobre o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, suspensas desde março de 2020 por conta da pandemia de Covid-19.
A expectativa é que as aulas presenciais sejam retomadas a partir dia 16 de agosto no formato híbrido. A informação consta na portaria nº 9.975/202 da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 6 de julho. Os estudantes participarão das aulas presenciais por revezamento semanal, inicialmente com 50% dos alunos de cada turma.
"Quando se fala em pandemia, a gente não consegue cravar datas. O dia 16 de agosto é a data muito provável para que a gente possa estar retornando as salas de aula. O ensino infantil não deve ser retomado agora. Faremos um retorno gradual dos alunos mais velhos para os alunos mais novos", explicou Brito.
Ontem (20), o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu — em pronunciamento — o retorno às aulas presenciais em todo o país. Ribeiro falou que o fechamento de escolas impõe "consequências devastadoras". Por lei, os estados têm autonomia para decidir sobre volta às aulas na rede estadual e os municípios na rede municipal.
Para Brito, "ninguém está preparado 100% para esse momento. Como acontecerá uma volta de aproximadamente, somente em Alagoas, de 180 mil alunos para a comunidade escolar é evidente que falhas dentro do percurso ainda sejam corrigidas, porque tudo é muito novo, isso [a pandemia] nunca aconteceu na nossa história".
Vacinação da Educação
Alagoas foi um dos primeiros estados a vacinar os profissionais da Educação. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 60 mil profissionais da Educação (Básica e Superior) foram imunizados com a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19.
"A data média para a segunda dose da vacina da grande maioria dos servidores da Educação é aproximadamente 30 de julho, 2, 3 de agosto, é uma data que a gente pode sim promover se forma segura o retorno as salas de aula", afirmou Brito.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
