“Ninguém está preparado 100%”, diz secretário da Educação sobre volta às aulas
Aulas presenciais serão retomadas de forma gradual, a partir do dia 16 de agosto
O secretário de de Estado da Educação de Alagoas, Rafael Brito, foi o entrevistado nesta quarta-feira (20) na Rede Antena 7. Ao radialista Angelo Farias, o secretário falou sobre o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, suspensas desde março de 2020 por conta da pandemia de Covid-19.
A expectativa é que as aulas presenciais sejam retomadas a partir dia 16 de agosto no formato híbrido. A informação consta na portaria nº 9.975/202 da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 6 de julho. Os estudantes participarão das aulas presenciais por revezamento semanal, inicialmente com 50% dos alunos de cada turma.
"Quando se fala em pandemia, a gente não consegue cravar datas. O dia 16 de agosto é a data muito provável para que a gente possa estar retornando as salas de aula. O ensino infantil não deve ser retomado agora. Faremos um retorno gradual dos alunos mais velhos para os alunos mais novos", explicou Brito.
Ontem (20), o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu — em pronunciamento — o retorno às aulas presenciais em todo o país. Ribeiro falou que o fechamento de escolas impõe "consequências devastadoras". Por lei, os estados têm autonomia para decidir sobre volta às aulas na rede estadual e os municípios na rede municipal.
Para Brito, "ninguém está preparado 100% para esse momento. Como acontecerá uma volta de aproximadamente, somente em Alagoas, de 180 mil alunos para a comunidade escolar é evidente que falhas dentro do percurso ainda sejam corrigidas, porque tudo é muito novo, isso [a pandemia] nunca aconteceu na nossa história".
Vacinação da Educação
Alagoas foi um dos primeiros estados a vacinar os profissionais da Educação. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 60 mil profissionais da Educação (Básica e Superior) foram imunizados com a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19.
"A data média para a segunda dose da vacina da grande maioria dos servidores da Educação é aproximadamente 30 de julho, 2, 3 de agosto, é uma data que a gente pode sim promover se forma segura o retorno as salas de aula", afirmou Brito.
Últimas notícias
Inscrições para curso superior de Horticultura no Ifal Maragogi vão até 8 de fevereiro
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado dentro de barragem, em Arapiraca
Vereadores destacam potencial produtivo da Câmara de Maceió na Feira dos Municípios
Traipu destaca suas potencialidades na estreia na 13ª Feira de Municípios Alagoanos
Ao lado de JHC e Paulo Dantas, Lula entrega moradias e comemora marco do Minha Casa, Minha Vida
Suspeito de mais de 20 assaltos com transferências via Pix é preso em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
