“Ninguém está preparado 100%”, diz secretário da Educação sobre volta às aulas
Aulas presenciais serão retomadas de forma gradual, a partir do dia 16 de agosto
O secretário de de Estado da Educação de Alagoas, Rafael Brito, foi o entrevistado nesta quarta-feira (20) na Rede Antena 7. Ao radialista Angelo Farias, o secretário falou sobre o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino, suspensas desde março de 2020 por conta da pandemia de Covid-19.
A expectativa é que as aulas presenciais sejam retomadas a partir dia 16 de agosto no formato híbrido. A informação consta na portaria nº 9.975/202 da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 6 de julho. Os estudantes participarão das aulas presenciais por revezamento semanal, inicialmente com 50% dos alunos de cada turma.
"Quando se fala em pandemia, a gente não consegue cravar datas. O dia 16 de agosto é a data muito provável para que a gente possa estar retornando as salas de aula. O ensino infantil não deve ser retomado agora. Faremos um retorno gradual dos alunos mais velhos para os alunos mais novos", explicou Brito.
Ontem (20), o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu — em pronunciamento — o retorno às aulas presenciais em todo o país. Ribeiro falou que o fechamento de escolas impõe "consequências devastadoras". Por lei, os estados têm autonomia para decidir sobre volta às aulas na rede estadual e os municípios na rede municipal.
Para Brito, "ninguém está preparado 100% para esse momento. Como acontecerá uma volta de aproximadamente, somente em Alagoas, de 180 mil alunos para a comunidade escolar é evidente que falhas dentro do percurso ainda sejam corrigidas, porque tudo é muito novo, isso [a pandemia] nunca aconteceu na nossa história".
Vacinação da Educação
Alagoas foi um dos primeiros estados a vacinar os profissionais da Educação. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 60 mil profissionais da Educação (Básica e Superior) foram imunizados com a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19.
"A data média para a segunda dose da vacina da grande maioria dos servidores da Educação é aproximadamente 30 de julho, 2, 3 de agosto, é uma data que a gente pode sim promover se forma segura o retorno as salas de aula", afirmou Brito.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
