Capital

“Em Maceió, 60% dos CPFs estão endividados”, diz JHC durante inaguração do NAS

Espaço funcionará na Universidade Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro

Por 7Segundos 30/07/2021 11h11 - Atualizado em 30/07/2021 12h12
“Em Maceió, 60% dos CPFs estão endividados”, diz JHC durante inaguração do NAS
JHC na inauguração do Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS) - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

O prefeito de Maceió, JHC (PSB), inaugurou nesta sexta-feira (30) o Núcleo de Apoio aos Superendividados (NAS). A unidade funcionará em um espaço na Universidade Mário Pontes Jucá (UMJ), localizada no bairro de Barro Duro. O Núcleo será responsável por promover um atendimento individual de consumidores que estão em situação complicada devido ao alto grau de endividamento.

"O NAS é uma iniciativa inédita. Nós tivemos a aprovação, recentemente, da lei que trata sobre o superendividamento em nosso país. Isso é um problema que atinge milhares de famílias por todo o Brasil. Para se ter uma ideia, em Maceió, 60% dos CPFs estão endividados. Aqui nós vamos ter economistas, trabalho educativo, psicológico e jurídico, para que essas pessoas possam renegociar suas dívidas", informou JHC.

A solenidade de inauguração do NAS contou com a presença do relator da lei, senador Rodrigo Cunha (PSDB) e do diretor-presidente do Procon Maceió, Leandro Almeida.

"Nós estamos diante de um novo momento. Até um mês atrás as pessoas que estavam endividadas eram vistas como sendo um problema individual. A partir da aprovação dessa lei, passou a ser um problema coletivo, ou seja, o estado brasileiro também tem que olhar para essas pessoas que estão fora do mercado de consumo. Não estamos falando de lei de calote, pelo contrário, estamos falando de uma lei que vai permitir as pessoas pagarem suas dívidas. Isso vai ser bom para as empresas e para as pessoas tirarem seus nomes do SPC Serasa", enfatizou Cunha.

Leandro Almeida ressaltou a importância da lei. "A gente não quer instituir calote, a gente quer que as pessoas cumpram seus pagamentos, que as empresas recebam e fomentem mais empregos. É um ciclo que se inicia agora, também, com o advento da inauguração desse espaço [NAS]. É importante frisar o interesse do setor privado, demonstrado na Faculdade Mário Pontes Jucá, que viabilizou esse espaço e os profissionais técnicos que irão fazer esse atendimento".

JHC, Cunha e Leandro Almeida durante inauguração do NAS - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos