Clima

Em cinco dias, chove mais do que o esperado para todo o mês de agosto em Maceió

Defesa Civil está em alerta para o alto risco de deslizamento em áreas de encosta

Por Paula Berle* 05/08/2021 08h08 - Atualizado em 05/08/2021 10h10
Em cinco dias, chove mais do que o esperado para todo o mês de agosto em Maceió
Chuvas em Maceió - Foto: 7Segundos

As chuvas intensas que atingem Maceió desde a última terça-feira (03) têm mantido a Defesa Civil em alerta para o risco de deslizamentos em áreas de encosta.

Segundo o Coordenador da Sala de Alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), em entrevista à rádio Pajuçara, a capital deve registrar o volume de chuvas esperado para todo o mês, que é de 200mm, ainda nesta quinta-feira (05).

Devido ao volume acima do esperado em apenas uma semana, a Sala de Alerta prolongou o aviso meteorológico para a região metropolitana, o litoral e a Zona da Mata. Ainda segundo o coordenador, a chuva deve continuar durante o final de semana, mas com uma intensidade menor. Com esse alerta, o monitoramento em áreas de encosta foi intesificado.

Segundo o registro dos pluviômetros, localizados em diversos bairros da capital, a região mais atingida pela chuva até o momento e a Chã da Jaqueira, com 218mm nos últimos cinco dias “A tendência é que o mês contabilize chuvas bem acima da normalidade, principalmente na região metropolitana”, informou o coordenador.

Apesar do volume elevado de água, os rios do estado seguem estáveis e não apresentam risco de transbordo.