Maceió

Participa Maceió: Plataforma vai contribuir na elaboração do Plano Plurianual

Portal permite que o cidadão apresente propostas para melhorias na região onde mora

Por 7Segundos com Assessoria 09/08/2021 11h11
Participa Maceió: Plataforma vai contribuir na elaboração do Plano Plurianual
A consulta pública, pelo portal, será aberta até o dia 25 de agosto - Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Com o objetivo de incluir a população nas ações de desenvolvimento da capital, a Prefeitura de Maceió criou o ‘Participa Maceió’, portal interativo que permite ao maceioense apresentar propostas para melhorias na região onde mora, além de conhecer o planejamento do município pelos próximos quatro anos.

A plataforma está hospedada no site (http://participa.maceio.al.gov.br) e vai ajudar o município na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, responsável por estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas e para os programas de duração continuada. O portal foi feito no primeiro ano de mandato do prefeito como plano orçamentário para quatro anos, garantindo que as políticas públicas tenham continuidade durante o período.

Para o prefeito JHC, a interatividade digital proporcionada pelo Participa Maceió cria um ambiente inovador e facilita o acesso da população ao planejamento do município. “O que queremos é a contribuição da nossa gente para uma gestão de uma cidade melhor, mais inclusiva e preocupada com os problemas das comunidades. O portal foi criado para alcançar o maior número de cidadãos possível, de forma democrática e participativa”, declarou.

Responsável pela elaboração do PPA Participativo, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) adianta que o plano será alicerçado em três pilares: a integração de todos os órgãos que compõem a estrutura da Prefeitura Municipal de Maceió, a participação social e a interatividade digital. É uma forma democrática de administrar a cidade de maneira mais próxima da população.

A consulta pública, pelo portal, está aberta até o dia 25 de agosto. A partir desta data, de acordo com a programação, o município vai analisar as sugestões e trabalhar na divulgação do resultado das prioridades e das propostas da sociedade, o que deve acontecer até o dia 20 de setembro.

Dez dias após, a gestão planeja enviar o projeto de lei do PPA Participativo 2022-2025 para apreciação da Câmara Municipal de Maceió. A previsão é que a matéria seja aprovada na Casa de Mário Guimarães até o dia 30 de dezembro, voltando para as mãos do prefeito JHC para sanção.

“O Participa é um canal de interação da Prefeitura de forma direta com nosso cidadão. Estamos implementando uma nova gestão do orçamento participativo e queremos saber o que as pessoas esperam da nossa gestão. A cidade que queremos será construída num esforço conjunto do poder público e a sociedade”, ressaltou o secretário de Economia, João Felipe Borges.

A navegação na plataforma é bastante simples. O único requisito para quem se interessar na apresentação de propostas é criar uma conta de cadastro, informando, apenas, o número do CPF e definir uma senha de acesso. A partir do registro, será possível conhecer as propostas da prefeitura e enviar até três propostas de melhorias para a região.

“Nós tínhamos o Portal do Cidadão, mas é o mesmo canal para atendimento de prestação de serviços do setor tributário da prefeitura ao contribuinte. Reformulamos este espaço e chegamos ao modelo do Participa Maceió. O nosso desejo é que seja de fácil interação e que a população possa conhecer quais as propostas que o governo municipal tem para resolver os problemas já identificados pela equipe técnica. Conhecendo estas propostas, a sociedade pode eleger as prioridades e apresentar as propostas, caso opte por isto”, explica Jailton Nicácio, diretor de Planejamento Orçamentário da Semec, responsável pela iniciativa.

A base legal para elaboração do PPA Participativo 2022-2025 está prevista no § 1º, do artigo 74 da Lei Orgânica do Município de Maceió.