Participa Maceió: Plataforma vai contribuir na elaboração do Plano Plurianual
Portal permite que o cidadão apresente propostas para melhorias na região onde mora

Com o objetivo de incluir a população nas ações de desenvolvimento da capital, a Prefeitura de Maceió criou o ‘Participa Maceió’, portal interativo que permite ao maceioense apresentar propostas para melhorias na região onde mora, além de conhecer o planejamento do município pelos próximos quatro anos.
A plataforma está hospedada no site (http://participa.maceio.al.gov.br) e vai ajudar o município na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, responsável por estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas e para os programas de duração continuada. O portal foi feito no primeiro ano de mandato do prefeito como plano orçamentário para quatro anos, garantindo que as políticas públicas tenham continuidade durante o período.
Para o prefeito JHC, a interatividade digital proporcionada pelo Participa Maceió cria um ambiente inovador e facilita o acesso da população ao planejamento do município. “O que queremos é a contribuição da nossa gente para uma gestão de uma cidade melhor, mais inclusiva e preocupada com os problemas das comunidades. O portal foi criado para alcançar o maior número de cidadãos possível, de forma democrática e participativa”, declarou.
Responsável pela elaboração do PPA Participativo, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) adianta que o plano será alicerçado em três pilares: a integração de todos os órgãos que compõem a estrutura da Prefeitura Municipal de Maceió, a participação social e a interatividade digital. É uma forma democrática de administrar a cidade de maneira mais próxima da população.
A consulta pública, pelo portal, está aberta até o dia 25 de agosto. A partir desta data, de acordo com a programação, o município vai analisar as sugestões e trabalhar na divulgação do resultado das prioridades e das propostas da sociedade, o que deve acontecer até o dia 20 de setembro.
Dez dias após, a gestão planeja enviar o projeto de lei do PPA Participativo 2022-2025 para apreciação da Câmara Municipal de Maceió. A previsão é que a matéria seja aprovada na Casa de Mário Guimarães até o dia 30 de dezembro, voltando para as mãos do prefeito JHC para sanção.
“O Participa é um canal de interação da Prefeitura de forma direta com nosso cidadão. Estamos implementando uma nova gestão do orçamento participativo e queremos saber o que as pessoas esperam da nossa gestão. A cidade que queremos será construída num esforço conjunto do poder público e a sociedade”, ressaltou o secretário de Economia, João Felipe Borges.
A navegação na plataforma é bastante simples. O único requisito para quem se interessar na apresentação de propostas é criar uma conta de cadastro, informando, apenas, o número do CPF e definir uma senha de acesso. A partir do registro, será possível conhecer as propostas da prefeitura e enviar até três propostas de melhorias para a região.
“Nós tínhamos o Portal do Cidadão, mas é o mesmo canal para atendimento de prestação de serviços do setor tributário da prefeitura ao contribuinte. Reformulamos este espaço e chegamos ao modelo do Participa Maceió. O nosso desejo é que seja de fácil interação e que a população possa conhecer quais as propostas que o governo municipal tem para resolver os problemas já identificados pela equipe técnica. Conhecendo estas propostas, a sociedade pode eleger as prioridades e apresentar as propostas, caso opte por isto”, explica Jailton Nicácio, diretor de Planejamento Orçamentário da Semec, responsável pela iniciativa.
A base legal para elaboração do PPA Participativo 2022-2025 está prevista no § 1º, do artigo 74 da Lei Orgânica do Município de Maceió.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
