Capital

Prefeitura amplia pontos de iluminação em mais quatro grotas e no Feitosa

Somente nas regiões das grotas da Cycosa, Andraújo, Monte Azul e Santa Helena, mais de 7.200 moradores são beneficiados

Por 7Segundos, com Secom Maceió 17/08/2021 12h12 - Atualizado em 17/08/2021 12h12
Prefeitura amplia pontos de iluminação em mais quatro grotas e no Feitosa
Moradores da Grota Monte Azul já se beneficiam da nova iluminação - Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública de Maceió (Sima), executou a implantação de 340 novas luminárias com a tecnologia em LED em mais quatro grotas de Maceió. São elas: Grota da Cycosa, no bairro do Canaã; Grota do Andraújo, na Garça Torta; além da Grotas Monte Azul e Santa Helena, ambas na Chã da Jaqueira. Já no bairro do Feitosa, na Avenida Governador Lamenha Filho e Rua Desembargador Hélio Cabral, as antigas luminárias de vapor de sódio foram substituídas por 148 novas luminárias de tecnologia em LED.

A ausência de uma boa iluminação trazia muita insegurança para os moradores, mas, agora, os 340 novos pontos de iluminação, distribuídos pelas quatro comunidades, vão trazer mais segurança e dignidade para os mais de 7.200 moradores das regiões.

Os resultados da mudança já foram notados pelo Cícero Santos, morador da grota do Andraújo há 12 anos. Por lá, foram instaladas 182 novas luminárias. “Eu e todos os moradores estamos muito satisfeitos e felizes com essa iluminação, agora sim tem uma visibilidade boa”, afirmou.

Comerciantes locais também comemoram a nova iluminação. É o caso de Cledson Marcos, que reside há 30 anos na Grota Monte Azul, e há um ano montou um estabelecimento comercial para contribuir com a sua renda familiar.

“A iluminação, além da rua, também chega ao meu estabelecimento. O movimento comercial melhorou, as pessoas têm mais segurança para sair de suas casas para comprar e a segurança no local também melhora”, ressalta.

Ruas na Grota da Cycosa também contam com novas luminárias. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O trabalho constante da Prefeitura de Maceió em ampliar os pontos de iluminação nas regiões é destacado pelo superintendente da Sima, João Folha.

“Ainda temos muito trabalho pela frente e estamos iluminando, fazendo a troca de luminárias e ampliando esse esforço para assegurar as famílias que moram nas comunidades, nas grotas, este serviço tão importante. Quando garantimos a iluminação, melhora a segurança, a acessibilidade, a qualidade de vida destas pessoas”, contextualiza João Folha.

Eficiência


No bairro do Feitosa, os dois pontos com nova iluminação – Avenida Governador Lamenha Filho e Rua Desembargador Hélio Cabral –, são locais importantes no tráfego de veículos e fluxo diário de pessoas.

Agora, as novas luminárias de 60, 120 e 150 w de potência vão garantir mais eficiência na iluminação, segurança e qualidade de vida para quem circula diariamente pelo trecho e para quem reside no local.

Jesualdo Luz é morador da Rua Desembargador Hélio Cabral e conviveu com momentos complicados por conta da má iluminação, no entanto a realidade agora é outra. “Aqui era um escuro danado! O trabalho foi muito bem feito e parabenizo a todos os envolvidos”, afirmou.

Demandas


As solicitações de manutenções e serviços devem ser realizadas pelos canais de atendimento da Sima, seja pelo Disque Luz no 0800 031 9055 ou pelo aplicativo Ilumina Maceió. Existe, ainda, o e-mail [email protected]. As dúvidas podem ser esclarecidas via WhatsApp, no número (82) 98884-6259.