Geral

Prefeitura promove live de conscientização sobre pessoa com deficiência intelectual e múltipla

Evento acontece com a ajuda do Programa Primeira Infância Cidadã

Por Ascom Semas 24/08/2021 10h10 - Atualizado em 24/08/2021 10h10
Prefeitura promove live de conscientização sobre pessoa com deficiência intelectual e múltipla
Live será transmitida através do canal da Prefeitura de Maceió no YouTube - Foto: Ascom

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizará live para discutir a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento acontecerá na próxima terça-feira (24), às 19h30 e será transmitido através do canal da Prefeitura de Maceió no YouTube.

A live contará com as participações da pedagoga Victoria Vieira, da psicóloga Karla Viviane, do secretário de Assistência Social, Carlos Jorge e Mariane da Silva, tutora de uma criança com espectro autista.

Para Carlos Jorge, secretário da pasta, o discurso de fortalecimento de políticas públicas em prol dos menos favorecidos precisa ser pautado e ensinado todos os dias.

“É necessário que eventos como este tenham destaque garantidora sociedade. Precisamos do comprometimento coletivo em querer ajudar e ter empatia com quem mais precisa. Existe, infelizmente, um tabu muito grande quanto às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, mas o que precisamos é extinguir esse pensamento retrógrado com amor e atenção”, afirmou o secretário.

De 21 a 27 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e tem o objetivo de desenvolver conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

“A ideia de criar a live surgiu da necessidade de conscientizar à população sobre a criação de ações inclusivas a respeito das diferenças e dos direitos de cidadania desse grupo. É preciso destacar que independente das limitações, sejam intelectuais ou motoras, somos iguais e possuímos os mesmos direitos”, explicou o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Semas, Ricardo Vinicius.