Jovens alagoanas são as que menos fazem uso de métodos para evitar a gravidez
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 publicada nesta quinta

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019 - Ciclos de Vida mostram que as jovens alagoanas são as que menos fazem uso de algum método para evitar a gravidez no país. A pesquisa do IBGE foi publicada nesta quinta-feira (26).
O estudo estimou ainda que 66% das mulheres alagoanas entre 15 e 24 anos faziam uso de algum método contraceptivo nos últimos 12 meses anteriores à entrevista. A proporção foi a mais baixa do país. Paraíba (68,1%) e Pará (72,3%) aparecem logo acima.
O recorte por idade revela que, quanto maior a idade, mais alta é a proporção de uso de métodos contraceptivos. Entre as alagoanas de 25 a 34 anos a taxa foi de 72,2%, subindo para 78,4% entre as mulheres de 35 anos ou mais.
Quanto ao método contraceptivo, a ligadura das trompas ou a vasectomia do parceiro (36,3%) representavam o tipo mais utilizado. A pílula anticoncepcional, por sua vez, apresentou taxa de 29,2%, enquanto a camisinha masculina (18,9%) e injeções contraceptivas (13,5%) surgiram logo atrás.
Em Alagoas, seis a cada dez pais participaram do pré-natal
Além disso, a pesquisa revelou que apenas 62,9% dos homens alagoanos com 15 anos ou mais participam do pré-natal da gravidez atual ou participaram da gravidez da última criança com menos de seis anos de idade. A taxa é a segunda mais baixa entre todas as Unidades da Federação do país. Somente Sergipe (59,5%) registrou proporção menor.
A pesquisa também apontou que o número médio de filhos tidos pelos homens alagoanos de 15 anos ou mais é de 2,2, a maior proporção observada no Brasil ao lado do estado do Maranhão. Tocantins, Bahia e Piauí (todos com 2,1) aparecem logo atrás. Quanto à média de idade dos homens quando seu primeiro filho nasceu, o registro foi de 24,5 anos em Alagoas.
A PNS, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, investigou informações sobre os Ciclos de Vida durante todo o ano de 2019. No Brasil, foram selecionados 108 mil domicílios, dos quais mais de três mil integravam a amostra em Alagoas.
Sete a cada dez alagoanas realizaram exame preventivo para câncer de colo de útero
Entre as alagoanas de 25 a 64 anos, 71,3% realizaram o exame preventivo para câncer de colo de útero há menos de três anos da data da entrevista. A proporção cresce à medida que aumenta o nível de instrução, saindo dos 67,3% entre as que não tinham instrução e com o fundamental incompleto para 69,9% entre aquelas com fundamental completo e médio incompleto, passando para 74,4% para as alagoanas com médio completo e superior incompleto e alcançando 78,2% entre as que tinham superior completo. O rendimento também aparece como um fator relacionado às diferenças nesse quesito. Entre as mulheres na faixa de sem rendimento até ¼ do salário mínimo a proporção era de 69,8%. Já na outra ponta, a taxa observada foi de 82,2% entre aquelas com mais de cinco salários mínimos.
Metade das alagoanas de 50 a 69 anos realizou mamografia
Entre as alagoanas de 50 a 69 anos de idade, 50,5% realizaram exame de mamografia há menos de dois anos da data da entrevista. Mais uma vez, o nível de instrução representou diferenças. Entre as mulheres com ensino superior completo, a proporção foi de 69,2%, taxa que caiu para 41,3% entre as sem instrução e fundamental incompleto.
A disparidade se acentua quando observados os critérios de rendimento. Entre as alagoanas com rendimento de mais de cinco salários mínimos, a proporção foi de 73%. Por outro lado, a taxa foi de 30,3% entre aquelas sem rendimento até ¼ do salário mínimo.
Últimas notícias

Alfredo Gaspar vota a favor e aprova urgência da Anistia

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
